estenose vertebral

Descompressão da Estenose Lombar

A estenose lombar é uma condição comum em pacientes idosos e pode levar a dores progressivas nas costas e nas pernas, fraqueza muscular, distúrbios sensoriais e / ou problemas para caminhar. Vários estudos sugerem que a descompressão cirúrgica é uma terapia eficaz para pacientes com estenose lombar sintomática. Procedimento de Descompressão da Estenose Lombar Embora a descompressão …

Descompressão da Estenose Lombar Leia mais »

Hemangioma intra-ósseo

O hemangioma é lesão benigna dos ossos, constituída por vasos sanguíneos capilares, cavernosos ou venosos neoformados. Foi descrito primeiro, em 1867, por Virchow, que descreveu um hemangioma pulsátil do esterno em lactente de um mês de idade; a primeira descrição radiográfica foi feita por Perman, em 1926. Os hemangiomas são tumores vasculares de crescimento lento, …

Hemangioma intra-ósseo Leia mais »

titin fiber

Bactérias produzindo fibra muscular

Uma pesquisa está usando bactérias para produzir fibras baseadas em titina, com propriedades que a permitiriam substituir de algodão a até mesmo Kevlar, usado em coletes à prova de balas. A Natureza continua dando ideias para pesquisadores que trabalham no desenvolvimento de novos materiais. A titina, também conhecida como conectina, é a maior proteína conhecida (ela mede mais …

Bactérias produzindo fibra muscular Leia mais »

nervo plantar

Compressão dos nervos plantar medial e plantar lateral

Anatomia A inervação da região do calcanhar vem dada por ramos do nervo tibial (nervoso plantar medial, plantar lateral e calcâneo medial). A proximidade deste nervo da tuberosidade do calcâneo sugere a possibilidade de compressão e geração da dor plantar. Outras áreas de possível compressão deste ramo são a região da fáscia profunda do abdutor do …

Compressão dos nervos plantar medial e plantar lateral Leia mais »

chicote

Trauma em Chicote – “Whiplash”

Whiplash ou golpe de chicote é o termo comum usado para uma lesão hiperextensão do pescoço. Embora a coluna cervical seja uma estrutura muito flexível, sua função pode ser prejudicada quando o peso da cabeça excede a capacidade do pescoço para controlar o seu movimento. A lesão geralmente acontece quando a cabeça é de repente puxada para trás …

Trauma em Chicote – “Whiplash” Leia mais »

neuroprotese mit00

Neuroprótese

Uma mão que poderá mudar vidas, devolvendo sensações àqueles que foram amputados. O dispositivo é de baixo custo e o utilizador demora cerca de 15 minutos para aprender a usar. Massachusetts Institute of Technology desenvolveu desenvolveu uma neuroprótese, com cerca de meio quilo, que custa cerca de 500 dólares em componentes. Esta consiste numa mão insuflável feita de …

Neuroprótese Leia mais »

espasmos

Espasmos musculares

Um dos mecanismos naturais de resposta protetora do organismo, o espasmo muscular consiste em uma contração involuntária sustentada das fibras musculares (ou dos próprios músculos ou nervos que os servem) em resposta à lesão ou à inflamação. Na parte posterior do corpo, espasmos musculares também podem sinalizar lesões ou danos a uma estrutura vertebral subjacente, como …

Espasmos musculares Leia mais »

brucelose

Brucelose

Os agentes etiológicos da brucelose humana são B. abortus (de gados), B. melitensis (de ovelhas e cabras) e B. suis (de porcos). B. canis (de cães) causa infecções esporádicas. Geralmente, B. melitensis e B. suis são mais patogênicas do que outras Brucella spp. As fontes mais comuns de infecção são animais de fazenda e produtos lácteos crus. Infecções por Brucella de cervo, bisão, cavalos, alce, caribu, lebres, galinhas e …

Brucelose Leia mais »

cisto tarlov

Cisto de Tarlov

O cisto de Tarlov (cisto sacral) corresponde a uma espécie de “bolha” que envolve nervos da região sacral. Tem conteúdo interno líquido e por isso é chamado de cisto podendo causar impressionante erosão do sacro. Os cistos de Tarlov são cheios de líquido cefalorraquidiano, formados em torno da raiz do nervo sacral, na base da …

Cisto de Tarlov Leia mais »

Siringomielia

Siringomielia

A Siringomielia idiopática (SMI) se caracteriza pelo aparecimento de uma cavidade cística na medula espinhal, preenchida por líquido, e por sintomas de deterioração generalizada da medula espinhal (principalmente em relação à sensibilidade à temperatura). Os cistos podem estar presentes no nascimento ou desenvolver posteriormente, devido a uma lesão ou um tumor. As pessoas podem ficar …

Siringomielia Leia mais »

natacao atletas sindrome de down

Síndrome de Down

A Síndrome de Down acomete indivíduos ainda no útero materno. Os portadores dessa síndrome, possuem três cromossomos 21 em todas ou na maioria das células, por isso a doença também é conhecida como trissomia do cromossomo 21. Eles apresentam 47 cromossomos em suas células e não 46, como a maioria da população. A condição é caracterizada por algumas …

Síndrome de Down Leia mais »

sinoviossarcoma

Sinoviossarcoma

O sinoviossarcoma (ss) é um tumor maligno bem definido de tecidos moles que representa 5,6% a 10% de todos os sarcomas de tecidos moles. A origem do sarcoma sinovial permanece desconhecida, mas acredita-se que a neoplasia se origine de células mesenquimais pluripotenciais indiferenciadas primitivas, não relacionadas ao tecido sinovial. O paciente normalmente apresenta uma massa …

Sinoviossarcoma Leia mais »

pronossupinacao

Pronação e supinação, circundução e oposição e reposição

Pronação e Supinação Estritamente falando, pronação e supinação são considerados dois tipos especiais de rotação. Eles são restritos ao antebraço e envolvem o rádio dobrando-se sobre a ulna (cúbito). O movimento é organizado conforme segue: Estruturas anatômicas: A parte distal do rádio roda sobre a ulna (cúbito). Sua parte proximal roda sobre seu eixo. Eixos de referência: O movimento ocorre …

Pronação e supinação, circundução e oposição e reposição Leia mais »

trevor

Displasia epifisária hemimélica

A displasia epifisária hemimélica (DEH) é definida como um crescimento osteocondral localizado, decorrente da metade de uma epífise, que acomete uma ou várias epífises ou centros de ossificação. É uma proliferação anormal e assimétrica de cartilagem com ossificação endocondral, que cessa quando as epífises se fundem ao final do crescimento. É uma doença rara, com …

Displasia epifisária hemimélica Leia mais »

Traumatologia e Ortopedia

New Report

Close