Sindrome de Poland

Síndrome de Poland

A síndrome de Poland é uma deformidade rara que afeta a região torácica, envolvendo a mama, ocasionando desde pequenas assimetrias até assimetrias muito importantes de forma, volume e posição das mamas. Em 1841, o cirurgião britânico Alfred Poland relatou o caso de um paciente de 27 anos que apresentava ausência unilateral do músculo peitoral maior …

Síndrome de Poland Leia mais »

Noonan syndrome

Síndrome de Noonan

A síndrome de Noonan é caracterizada por baixa estatura e características como cardiopatia congênita, deficiência intelectual, criptorquidia (em homens), anormalidades esqueléticas, dismorfismos faciais como hipertelorismo, fendas palpebrais com inclinação para baixo, orelhas baixo implantadas. Atualmente sabe-se que a Síndrome de Noonan faz parte de um espectro de doenças chamadas Rasopatias. Elas receberam este nome devido …

Síndrome de Noonan Leia mais »

fibular

Síndrome do pé caído

A síndrome do pé caído (SPC) consiste na incapacidade da realização de dorsiflexão do pé com perda de força muscular causada por uma lesão nervosa local (nervo ciático ou fibular) ou espinhal. Essa síndrome pode ocorrer após um procedimento cirúrgico e muitos são os fatores causais, entre eles estão o mal posicionamento do paciente na mesa cirúrgica,  cirurgias de …

Síndrome do pé caído Leia mais »

raynaud

Síndrome de Raynaud

A síndrome de Raynaud, uma doença arterial periférica funcional, é um quadro clínico no qual pequenas artérias (arteríolas), geralmente nos dedos das mãos ou dos pés, se estreitam (contraem) mais que o normal em resposta à exposição ao frio. Fenômeno e doença de Raynaud Em resposta à diminuição de temperatura ocorrem respostas fisiológicas e diminuição de …

Síndrome de Raynaud Leia mais »

gesso fratura

Tirar o gesso antes da hora é prejudicial

Apesar da grande evolução das órteses (aparelhos ortopédicos de imobilização), e das técnicas cirúrgicas, o gesso ainda tem uso, em alguns casos, para imobilizar uma região do corpo que teve uma contusão ou uma fratura óssea, principalmente em crianças e adolescentes; entorses e luxações também podem ser tratadas com a imobilização. O gesso endurece rapidamente …

Tirar o gesso antes da hora é prejudicial Leia mais »

Hippel Lindau

Doença ou Síndrome de von Hippel-Lindau

A doença de Von Hippel-Lindau (VHL) é uma síndrome de predisposição para cancro familiar associada a uma variedade de tumores malignos e benignos, mais frequentemente hemangioblastoma espinhal, cerebelar e retiniano, carcinoma de células renais (RCC) e feocromocitoma. A síndrome de Von (VHL) Hippel-Lindau é uma desordem genética que seja caracterizada pelo crescimento de tumores benignos …

Doença ou Síndrome de von Hippel-Lindau Leia mais »

PERNAS INQUIETAS

Síndrome das pernas inquietas

A síndrome das pernas inquietas, também conhecida como doença de Willis-Ekbom, é uma condição de origem neurológica na qual o paciente sente um inexplicável desconforto e uma incontrolável necessidade de movimentar as pernas. Esses episódios costumam ocorrer no final da tarde ou à noite, enquanto o paciente encontra-se sentado ou deitado. A mudança de posição e a …

Síndrome das pernas inquietas Leia mais »

dormencia

Dormência

A dormência refere-se à perda parcial ou completa da sensibilidade. Pode ser um sintoma de mau funcionamento do sistema nervoso. Pessoas com dormência podem não conseguir sentir um toque leve, dor, temperatura ou vibração, ou mesmo saber onde as partes do seu corpo estão (sensação de posição). Quando as pessoas não sabem onde as partes …

Dormência Leia mais »

ligamentos interespinhosos

Edema no ligamento interespinhoso

Os ligamentos interespinhosos são “tiras finas” que ligam os ossos (processos espinhosos). Esses ligamentos são estreitos e alongados na coluna torácica. Já na coluna lombar apresentam-se mais largos e espessos. Eles possuem uma rica inervação de ramos mediais e dorsais, o que gera o estímulo doloroso. A principal função dos ligamentos interespinhosos é promover estabilidade …

Edema no ligamento interespinhoso Leia mais »

mielopatia cervical

Mielopatia

Mielopatia é um termo usado para descrever qualquer déficit neurológico relacionado com a própria medula espinhal. O(s) déficit(s) pode(m) ser o resultado de qualquer lesão da medula espinhal ou da degeneração espinhal, e os sintomas associados com a mielopatia podem variar desde prejuízos das  sensações/movimentos e fraqueza muscular até a paralisia e perda da função dos …

Mielopatia Leia mais »

radiculopatia2

Radiculopatia

Raízes nervosas são os feixes de fibras nervosas emparelhados que se estendem a partir da medula espinhal por meio de aberturas no lado de cada vértebra. Os nervos que se estendem a partir de cada área da medula espinhal estão ligados a partes específicas do corpo. Aqueles na espinha cervical, por exemplo, estendem-se à parte superior do …

Radiculopatia Leia mais »

riquetsiose

Riquetsioses

As riquetsioses são doenças causadas por bactérias da ordem Rickettsiales composta pelas famílias: Rickettsiaceae, com os gêneros Rickettsia e Orientia, e Anaplasmataceae, com os gêneros Anaplasma, Erlichia, Neorickettsia, Wolbachia e Aegyptianella. Refere-se a qualquer doença infecciosa causada por bactérias gram-negativas da família Rickettsiaceae e que são transmitidas por carrapatos, ácaros ou piolhos. O gênero Rickettsia …

Riquetsioses Leia mais »

osteogenese imperfeita doença ossos de vidro

Doença dos ossos de vidro ou doença de Lobstein

A osteogênese imperfeita, conhecida popularmente como doença dos ossos de vidro, é uma patologia rara e que tem causa genética, sendo caracterizada principalmente pela fragilidade dos ossos do paciente. Estima-se que no mundo a doença possua frequência igual a 6:100.000 indivíduos. A doença é causada por mutações que ocorrem nos genes responsáveis pela síntese ou …

Doença dos ossos de vidro ou doença de Lobstein Leia mais »

nervo periferico lesao

Lesão de nervos periféricos

Os nervos periféricos podem ser considerados, de forma ilustrativa, como sendo “fios condutores de eletricidade”. Eles levam os comandos cerebrais aos músculos e, no sentido inverso, os nervos levam a sensibilidade da pele ao sistema nervoso central. Os nervos estão sujeitos a muitos tipos de lesão como ferimentos, tração (estiramentos), contusão por traumatismos, fraturas, esmagamentos, …

Lesão de nervos periféricos Leia mais »

escoliose cifose e lordose principais desvios de coluna

Curvas da coluna vertebral: cifose, lordose e escoliose

Não  é incomum ouvirmos nos consultórios: “Tenho dor nas costas porque tenho lordose”. Mas você sabia que a lordose é uma curvatura normal e  saudável da coluna? A coluna vertebral é formada de pequenos ossos, chamados vértebras, e quando observada de lado possui dois tipos de  curvaturas naturais: a cifose e a lordose. A cifose …

Curvas da coluna vertebral: cifose, lordose e escoliose Leia mais »

Traumatologia e Ortopedia

New Report

Close