Lesão labral no ombro

Uma parte importante da articulação do ombro é formada pela cabeça do úmero, que é bastante arredondada e se encaixa na glenóide, uma parte da escápula em formato de concha.

A glenóide tem uma expansão cartilaginosa chamada de lábio da glenóide ou “Labrum” que aumenta a estabilidade desta articulação.

Além disso, ela recebe uma inserção tendínea, a cabeça longa do bíceps. Acredita-se que este tendão intra-articular que se insere no labrum possa ter participação na estabilidade do ombro e na sua sensibilidade posicional (propriocepção).

No entanto, quando a cartilagem do lábio da glenóide sofre alguma lesão, isso influencia diretamente o bom funcionamento da articulação.

A lesão labral no ombro é uma condição que pode gerar dor, fraqueza, inflamação e estalo ao movimentar o ombro.

lesão labral no ombro

O que Causa a Lesão Labral?

Normalmente as lesões labrais são causadas por impactos diretos no ombro tais como quedas, por movimentos repetitivos acima da linha do ombro, tais como os praticados pelos atletas de natação, handebol, vôlei, basquete, beisebol, tênis e por esforço físico extenuante de trabalhadores ou atletas que praticam musculação com movimentos com o braço elevado. Esses movimentos repetitivos causam uma sobrecarga no labrum ou uma lesão por “over use” na cartilagem labral.

As lesões sem a ocorrência de um trauma no ombro, em atletas ou trabalhadores braçais, podem acorrer porque um dos tendões do bíceps (músculo do braço) se insere na borda anterior e superior do labrum glenoidal. Esse tendão tem o nome de Cabo Longo do Bíceps (CLB). Toda vez que o bíceps é tracionado o CLB puxa o labrum glenoidal superior, por isso que exercícios intensos ou movimentos de repetição podem causar uma lesão labral.

O trauma no ombro causando luxação glenoumeral, provoca lesão do labrum inferior da articulação glemoumeral lesão tração sobre o ligamento glenoumeral inferior junto com a cápusla. Isso provocado pelo deslocamento dos ossos e perda da congruência articular do ombro.

Como fazemos o diagnóstico?

O diagnóstico da lesão labral consiste na análise da história do paciente, realização de exame físico em consultório e solicitação de exames de imagem.

O principal exame de imagem que utilizamos quando há suspeita dessa lesão é a ressonância magnética, sendo que, em alguns casos, pode ser necessária a realização de uma artroscopia para confirmar o diagnóstico.

tratamento da lesão do labrum

Quais são as Opções de Tratamento?

Tratamento Conservador:
Inicialmente seu médico irá controlar o processo inflamatório e sua dor com o uso de medicações anti-inflamatórias e analgésicas. Quando o quadro é inicial e a lesão é pequena pode ser iniciado um programa de tratamento fisioterápico para diminuição da dor com o uso de técnicas especificas acompanhadas da utilização de aparelhos analgésicos. Assim que houver melhora do quadro de dor, um programa de fortalecimento muscular, de ganho de amplitude de movimento e de alongamento é iniciado para que o fisioterapeuta estimule os músculos, que envolvem a articulação, a centralizar e a manter a cabeça do úmero corretamente posicionada durante os movimentos, de tal maneira que você possa mexer o ombro sem dor. Este período de tratamento pode durar de quatro a seis semanas.

Tratamento Cirúrgico Artroscópico

Caso as dores sejam muito intensas, ou o paciente tenha uma grande demanda de utilização do ombro, tais como os atletas ou a lesão seja muito extensa, a cirurgia está indicada. Neste caso a técnica de escolha é a Artroscopia de Ombro.

Reabilitação Pós Cirúrgica

Após a cirurgia, usualmente o paciente deverá ficar com o braço em repouso por um período de duas a quatro semanas. Esse período de repouso é necessário para que a cicatrização do Labrum ocorra sem as forças de tensão que são exercidas nos movimentos do ombro. O período deverá ser determinado pelo seu médico e será maior quanto maior for o tamanho da lesão. O uso de uma Tipoia modelo Velpeau para o ombro está indicado.

Após essa fase inicial de repouso o tratamento fisioterápico é iniciado para que haja o retorno da amplitude de movimentos (ADM) normal da articulação. Um programa de fortalecimento dos músculos rotadores do ombro e dos estabilizadores da escápula é iniciado conforme a ADM for aumentando.

Assim que o paciente conseguir atingir certos parâmetros os movimentos da atividade esportiva são reintroduzidos e um treino específico é criado para o retorno ao esporte ou as atividades de trabalho.

Saiba mais:
> sobre a lesão SLAP
> sobre a discinesia da cintura escapular