fio de kirschner steinman

FIO DE KIRSCHNER / STEINMAN

Fio de Kirchner, ou Pino de Kirschner, é um fio de aço amplamente utilizado para fixação óssea com o intuito de contribuir na correção de fratura. Fios de Kirschner, ou Fios K, consistem basicamente de um fio metálico com uma pequena rosca na extremidade, e foram introduzidos na medicina em 1909 por Martin Kirschner. A função original dos Fios de Kirschner é de fixar fragmentos ósseos, sendo utilizados até hoje nessa função, primordialmente em conjunto com placas ósseas.

Os Fios de Kirschner são pinos de utilização em algumas cirurgias, de forma temporária, funcionando tanto com a intenção de manter fragmentos ósseos unidos, ou de forma definitiva, como em fraturas de punho ou luxações na mão, além de ser utilizado em alguns casos para fixação óssea intramedular.

FIO DE KIRSCHNER / STEINMANN (FIOS METÁLICOS LISO / ROSQUEADO PARA FIXAÇÃO ÓSSEA)

Com uma ponta tri-facetada e a outra extremidade com encaixe para mandril de furadeira.

fio de kirschner steinman

É indicado para cirurgias ortopédicas ou traumatológicas, sendo utilizado para efetuar a fixação óssea. Funciona sozinho em conjunto com o osso, na maioria das aplicações, sendo que em uma quantidade pequena de procedimentos, com contato não articular com outros implantes ortopédicos. Tem a finalidade de propiciar a junção do (s) fragmento (s) do osso, com sua parte principal para, a partir daí, iniciar a síntese óssea, fazendo assim o osso voltar a ser um elemento único, sem fragmentos.

Contudo, atualmente esses fios metálicos também são utilizados em outra função, que se tornou até mais comum. Eles são usados como fios-guia para cirurgia, auxiliando na inserção de parafusos canulados para a correta posição no tecido ósseo. Nesta função, estes produtos são considerados instrumentais cirúrgicos que apresentam contato invasivo com o paciente, mas que não ficarão implantados.

Saiba mais sobre os princípios de osteossíntese (fixação de fraturas) >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

New Report

Close