Cartilagem e tecido cartilaginoso

A cartilagem é um componente estrutural importante do corpo. É um tecido firme, mas é mais macio e muito mais flexível do que o osso.

A cartilagem é um tecido conjuntivo encontrado em muitas áreas de incluir do corpo:

  • Junções entre os ossos por exemplo os cotovelos, os joelhos e os tornozelos
  • Extremidades dos reforços
  • Entre as vértebras na espinha
  • Orelhas e nariz
  • Câmaras de ar brônquicas ou vias aéreas

Composição

O tecido conjuntivo cartilaginoso é composto por células, fibras proteicas, substância intercelular e condrina (substância mucopolissacarídea com consistência elástica).

A cartilagem é formada por células especializadas chamadas condrócitos. Estes condrócitos produzem as grandes quantidades de matriz extracelular para compor as fibras do colágeno, as proteoglicanas e elastinas. Não há nenhum vaso sanguíneo na cartilagem para fornecer os nutrientes aos condrócitos.

Os nutrientes difundem através de um tecido conjuntivo denso que cerca a cartilagem (chamada o pericôndrio) e no núcleo da cartilagem através de difusão. Devido à falta de vasos sanguíneos, cartilagem cresce e repara mais lentamente do que outros tecidos.

Funções dos Tecidos Cartilaginosos

A cartilagem apresenta uma consistência firme, sem ser tão rígida quanto o tecido ósseo. Ela tem a função de sustentação e promove o revestimento das superfícies articulares, facilitando os movimentos, sendo de fundamental importância para o crescimento dos ossos longos. Nos tecidos cartilaginosos não existem nervos, nem vasos sanguíneos.

As funções principais dos tecidos cartilaginosos são:
• A sustentação e proteção para algumas partes do corpo humano.
• O amortecimento de impactos e atritos entre os ossos.
• O auxílio nos movimentos corporais.
• O revestimento das articulações ósseas.

É de fundamental importância, a existência da cartilagem nas articulações, pois elas são as responsáveis pela sustentação do peso, quando o tecido cartilaginoso aceita uma quantidade grande de carga. Geralmente, isso acontece nas áreas do quadril, dos joelhos e dos tornozelos.

A cartilagem predomina no sistema esquelético do embrião, exercendo a função de molde para os ossos que estão em formação e no decorrer de todo o procedimento em que o embrião se desenvolve, o tecido cartilaginoso vai sendo substituído. O sistema esquelético é formado por cartilagens, ossos, ligamentos e tendões.

Tipos de Tecidos Cartilaginosos

A cartilagem pode se classificar em três tipos diferentes, conforme a quantidade das substâncias intersticiais e também, de acordo com a classe de fibras que expõem. Os tipos de tecidos cartilaginosos são:
• Cartilagem Elástica – encontrada no pavilhão auditivo, no conduto auditivo externo, na tuba auditiva, na epiglote e na cartilagem cuneiforme da laringe.
• Cartilagem Fibrosa – encontrada nos discos intervertebrais, nos pontos em que alguns tendões e ligamentos se inserem nos ossos e na sínfise púbica.
• Cartilagem Hialina – encontrada no disco epifisário, permitindo o crescimento longitudinal dos ossos.

Cartilagem articular

A cartilagem articular é a cartilagem hialina que se encontra na superfície dos ossos. Na cartilagem hialina, colágeno tipo II corresponde a 40% de seu peso seco. Esta cartilagem é descrita frequentemente em termos de quatro zonas entre a superfície articular e o osso subcondral que incluem:

A superfície ou a zona tangencial superficial

Esta camada tem um contorno liso que permita o deslizamento das extremidades dos ossos e resista a tesoura. Forma ao redor 10% a 20% da espessura articular da cartilagem e tem o índice mais alto do colágeno de todas as zonas.

As fibrilas do colágeno densa são alinhadas em uma maneira altamente organizada paralela à superfície articular. Os condrócitos nesta zona são prolongados na forma.

A zona média (ou transitória)

A zona média compõe 40% a 60% do volume articular da cartilagem. As fibrilas do colágeno são mais grossas e alinhadas frouxamente e não paralelamente à superfície. Os condrócitos nesta camada é mais arredondado.

A zona profunda

Isto compõe 30% da cartilagem. As fibrilas do colágeno são grandes no diâmetro e na perpendicular alinhada à superfície articular. Esta camada tem a proporção mais alta de concentração de proteoglicanas e mais baixa de água. Os condrócitos são arranjados em uma forma colunar, paralela às fibras do colágeno.

A zona calcificada

Isto encontra-se diretamente no osso subcondral e contem pilhas pequenas em uma matriz condral que tem os sais de apatita dispersados através dele.

Saiba mais sobre o tecido cartilaginoso:

Inscrever-se
Avisar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments