tetraplegico andar

Construção de uma nova ligação entre cérebro à medula espinhal faz tetraplégico volta a andar

Um acidente de bicicleta há 12 anos deixou Gert-Jan Oskam paralisado totalmente das pernas e parcialmente dos braços, depois de a sua medula espinhal ter ficado danificada na zona do pescoço.

Agora, Gert-Jan Oskam consegue ficar de pé, andar, subir escadas e, até, atravessar terrenos complexos devido a um dispositivo que cria uma “ponte digital” entre o seu cérebro e os nervos abaixo da lesão, salientando que o holandês recuperou a capacidade de andar com muletas mesmo quando o dispositivo estava desligado.

tetraplegico andar

O dispositivo, chamado interface cérebro-medula, é uma evolução de um trabalho anterior realizado pelo neurocientista francês Grégoire Courtine, que trabalha no Instituto Federal Suíço de Tecnologia de Lausanne.

Agora, com o novo dispositivo que inclui um implante na medula que Oskam já tinha o combina com dois implantes em forma de disco que foram inseridos no seu crânio, foram criadas duas redes de 64 elétrodos que ficam contra a membrana que cobre o cérebro.

Desta forma, segundo a descrição, quando o homem pensa em andar, estes implantes no crânio, detectam atividade elétrica no córtex, a camada externa do cérebro. E depois é transmitido o sinal sem fios e descodificado por um computador que Oskam usa numa mochila e que transmite as informações para o implante que estimula a medula com impulsos elétricos.

Paciente já tem o controlo total da estimulação

Depois de cerca de 40 sessões de reabilitação com o interface cérebro-medula, Gert-Jan Oskam recuperou a capacidade de mexer voluntariamente as pernas e os pés, o que, de acordo com a equipe do neurocientista francês Grégoire Courtine, indica que houve uma maior recuperação das células nervosas que não ficaram completamente danificadas com a lesão na medula espinal.

Saiba mais sobre lesões da medula >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

New Report

Close