sutura de menisco

Técnicas de sutura do menisco

Sobre as lesões meniscais >

sutura de menisco

TÉCNICA TODA DENTRO (ALL-INSIDE)

Quando realizamos a técnica toda dentro (all inside), após já ter realizado as incisões da artroscopia, introduzimos um dispositivo que possui uma agulha na sua ponta e perfuramos o menisco para que sejam feitos dois disparos.

O primeiro disparo vai prender uma parte do menisco que está lesada, e o segundo prende a outra parte. Feito isso, damos um nó que une as duas partes e está feito 1 ponto de sutura.

Quanto maior a lesão, maior a quantidade de pontos precisamos dar. Há casos que precisamos dar mais de 7 pontos.

 

TÉCNICA DENTRO PRA FORA (INSIDE-OUT)

Na técnica de dentro pra fora, introduzimos uma agulha bem longa pela incisão da artroscopia e esta agulha vai perfurar o menisco e sair na parte de trás do joelho. Para que consigamos pegar a agulha na parte de trás do joelho, fazemos um corte adicional (~3-4cm) na pele.

Esta agulha contém um fio, igual quando costuramos uma roupa. Então, quando passamos a agulha, o fio é passado pelo menisco. Repetimos o processo mais uma vez e passamos o fio na segunda parte do menisco para poder fazer o nó e dar 1 ponto.

Fazemos a passagem da agulha conforme a quantidade de pontos necessários, assim como descrito para a técnica toda dentro.

 

TÉCNICA FORA PRA DENTRO (OUTSIDE-IN)

Já na técnica de fora pra dentro, a agulha entra por trás do joelho (pelo lado de fora do corpo), mas, diferente da técnica de dentro pra fora, nós não pegamos a agulha. A gente coloca um fio por dentro da agulha e pegamos somente o fio por dentro do joelho.

Esta primeira agulha também perfura uma parte do menisco que está lesada. Depois, introduzimos uma segunda agulha na parte de trás do joelho para que ela perfure a outra parte do menisco lesado.

Passamos, então, aquele fio que pegamos da primeira agulha por dentro da segunda agulha de modo que o fio una as duas partes do menisco. Este fio é puxado novamente para a parte de fora do joelho e damos um nó.

Para que este nó seja feito, é necessário fazer uma pequena incisão (~1cm) adicional na parte de trás do joelho. O processo é repetido conforme a quantidade de pontos necessários para reparar o menisco.

 

APÓS A SUTURA DO MENISCO

Finalizada a sutura do menisco, costuramos as incisões feitas na pele, colocamos um curativo e encaminhamos você para a sala de recuperação anestésica. Na sequência, você será encaminhado para o quarto do hospital e receberá as instruções para reabilitação (fisioterapia), medicamentos para dor, dia de retorno no consultório médico, orientações de cuidado no dia a dia, entre outros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

New Report

Close