joelho menicos

Meniscos do Joelho: Entenda a lesão, reconheça os sintomas e como funciona a cirurgia de menisco

É obrigatório fazer a cirurgia de menisco ou existe outro tratamento? Entenda os sintomas e conheça as alternativas para as lesões nos meniscos do joelho.

O joelho é a maior articulação do corpo. É formado pela união de uma das extremidades do fêmur (osso da coxa), uma das extremidades da tíbia (osso da perna) e pela patela anteriormente. Entre o fêmur e a tíbia encontram-se duas estruturas de fibrocartilagem, com o formato de meia-lua, chamados de meniscos. Eles funcionam como amortecedores, fazendo a adaptação entre as superfícies cartilaginosas dos dois ossos.

joelho menicos

Anatomia dos meniscos

O joelho é uma articulação de carga porque suporta o peso do nosso corpo e, dentro dos nossos joelhos, são os meniscos que recebem e transferem as forças do fêmur para a tíbia.

Eles são machucados quando o joelho sofre uma torção, é hiperflexionado ou hiperestendido. Em qualquer uma dessas situações os meniscos são “esmagados” entre o fêmur e a tíbia e podem ter a sua estrutura rompida.

Os homens costumam machucar os meniscos do joelho jogando futebol. As mulheres, normalmente, machucam seus meniscos em atividades caseiras diárias como, por exemplo, ao agachar para pegar alguma coisa no chão.

mrnidvo irrigacao

Sintomas

Os sintomas mais comuns de lesão meniscal são dor, inchaço do joelho, estalidos e, em alguns casos, até o bloqueio articular, que acontece quando um grande fragmento de desloca dentro da articulação e impede o seu livre movimento.

Diagnóstico

O ortopedista especialista em joelho costuma pedir um exame de imagem – a ressonância magnética – para estudar a causa da dor.

Tratamento ou Cirurgia?

O tratamento das lesões meniscais depende do tipo, da localização e da extensão da lesão. Pode ser conservador, com medicamentos, repouso e fisioterapia, por exemplo. Ou pode ser cirúrgico, nos casos onde houve rompimento da estrutura meniscal. Atualmente, com as técnicas artroscópicas e de preservação (sutura), um cirurgião especialista resolve o problema em alguns minutos.

Recuperação

A recuperação é relativamente rápida nos casos de reparo (retirada) da lesão de menisco e, em poucos dias, o paciente poderá retornar às suas atividades normais e fazer fisioterapia. Já, ao realizar a sutura, o pós-operatório é mais prolongado devido ao tempo de demora da cicatrização meniscal, contudo tem o benefício de preservar mais da estrutura e função do menisco.

Lesões dos meniscos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

New Report

Close