curativo fixador

Cuidados com o fixador externo

Os pinos dos fixadores ficam parafusados no osso e ficam fora da pele através de um corte feito com o bisturi ou o da ferida. Dessa forma, o principal tipo de complicação desse implante é uma infecção. Isso ocorre pois a pele ficar totalmente aberta e não fechar por causa do fixador. Por isso, sempre mantenha as feridas dos pinos secas e limpas. Então, afinal como é feita a limpeza?

Para realizar a limpeza que deve ser feita diariamente, é preciso limpar com soro fisiológico 0,9%, água oxigenada e solução alcoólica de clorexidina ou álcool 70%. Porém, o tipo do produto pode variar de acordo com a orientação do seu médico e ainda mais é importante depois da limpeza secarem e enrolarem uma faze em volta e prenderem com micropore. Portanto, quando tem uma ferida maior, é preciso de um curativo mais complexo, sendo o ideal utilizar atadura.

curativo fixador

Ainda mais, uma dúvida muito comum é em relação ao banho com o fixador externo. Normalmente, não tem problema molhar ele, podendo lavar bem com água e sabão. Além disso, recomendo utilizar uma escova de dentes para escovar a pontas e conexões do fixador, mas não a sua pele. Caso forme na pele uma casca vermelha pode deixa-la, agora se ela for amarela, o ideal é que você remova essa casca amarela. Após o banho, é sempre importante que você seque bem a pele e o fixador e cubra com o curativo.

Então, depois de alguns dias com o fixador já é possível deixar ele sem cobertura. Entretanto, caso esteja no hospital, aconselho sempre deixar a pele coberta com gaze e micropore ou uma atadura. Portanto, caso esteja em casa não tem problema deixa-lo aberto, mas lembre-se de importância da limpeza e o cuidado com o fixador.

Mais sobre fixador externo >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

New Report

Close