Ciências básicas

Coluna

Infantil

Joelho

Mão

Ombro

Tornozelo e Pé

Discussões Básicas Anatomia

Questão Básicas Anatomia 001

Discussão:

XLIF é uma técnica utilizada para tratamento de espondilolistese da coluna, porém pode ser usada para outras patologias. Significa fusão intersomática extremo lateral, e é feita com uma incisão lateral na parede abdominal ou torácica, com acesso à coluna lombar através do Psoas. Outras técnicas de acesso são o ALIF (que necessita de cirurgião de acesso), PLIF (posterior) e o TLIF (transforaminal).

Questão Básicas Anatomia 002

Discussão:

O anel fibroso é composto por colágeno tipo I. O núcleo pulposo, por colágeno tipo II. Ao nascimento o disco é nutrido por uma rede vascular, que vai diminuindo ao longo da vida, até o disco se tornar avascular na idade adulta. O disco é aderido às vértebras pela calcificação das placas terminais cartilaginosas superior e inferior do disco. A compressão axial afeta principalmente o transporte de nutrientes e solutos grandes, mas não pequenos.

Questão Básicas Anatomia 003

Discussão:

Maior nutridora da coluna lombar, em 80% dos indivíduos se encontra entre T9-T11, do lado esquerdo.

Questão Básicas Anatomia 004

Discussão:

A remoção dos ligamentos interespinhosos, amarelo e da cápsula articular são parte do procedimento para acesso à vértebra. No entanto, há um limite de 50% de ressecção da faceta articular, a partir do qual ocorre risco de cifose.

Questão Básicas Anatomia 005

Discussão:

O tronco simpático atravessa longitudinalmente a borda medial do psoas. O nervo ilioinguinal atravessa a borda súperolateral do psoas em direção ao quadrado lombar. O genitofemural é mais lateral ao psoas, e o ureter, anterior, junto à aorta.

questao basicas anatomia 005

 

Questão Básicas Anatomia 006

Discussão:

A placa cartilaginosa está fixa à placa óssea por matriz cartilaginosa calcificada. Pouca ou nenhuma fibra de colágeno participa desta ligação, resultando em pouca resistência
do disco intervertebral às forças de cisalhamento horizontal. O núcleo pulposo é composto de matriz organizada. O anel fibroso é rico em fibras de colágeno.

Questão Básicas Anatomia 007

Discussão:

O sacro é formado por 5 vértebras fundidas, gerando, assim, quatro forames de cada lado.

Questão Básicas Anatomia 008

Discussão:

O axis é estabilizado através do odontoide pelo ligamento alar bilateralmente e o ligamento cruciforme, que é composto pelos ligamentos transversos e as fibras longitudinais superiores e inferiores.

Questão Básicas Anatomia 009

Discussão:

A medula espinhal termina no nível de T12-L1, ficando o cone medular na altura de L2. Em T7 e T10, a medula ainda é normal; em L5, já é cauda equina.

Questão Básicas Anatomia 010

Discussão:

questao basicas anatomia 010  

 

Questão Básicas Anatomia 011

Discussão:
As zonas de Lee dividem a emergência da raiz em 4 partes: central, recesso lateral e bordas do recesso (entrada), foraminal (média) e saída. A zona foraminal é delimitada pela pars.

questao basicas anatomia 011   

 

Questão Básicas Anatomia 012

Discussão:
C3 – hioide; C4 – tireoide; C6 – tubérculo carotídeo/cricoide; C7 – vértebra proeminente.

Questão Básicas Anatomia 013

Discussão:
O ERLC recebe estímulos da raiz de C6. O resto está correto.

Questão Básicas Anatomia 014

Discussão:
De lateral para medial, a ordem é: Iliocostal, Longuíssimo, Espinhal. Para decorar: Do ílio tem um longo caminho até a espinha.

Questão Básicas Anatomia 015

Discussão:
Sinônimo de artéria radicular magna, responsável pelo suprimento da coluna toracolombar, na maioria das vezes está do lado esquerdo entre t9(t10) e t11(12).

Questão Básicas Anatomia 016

Discussão:
O principal fator estabilizador é ligamentar, não a capsula articular. O resto está correto.

Questão Básicas Anatomia 017

Discussão:
As articulações de luschka são as uncovertebrais.

Questão Básicas Anatomia 018

Discussão:
O áxis se articula com o atlas em três pontos: duas superfícies articulares superiores largas bilaterais, e o processo odontoide. Esta morfologia permite aproximadamente 47 graus de rotação (50% de toda a rotação da coluna cervical), enquanto limita flexoextensão a apenas 10 graus. Virtualmente nenhuma inclinação lateral ocorre na articulação atlantoaxial.

Questão Básicas Anatomia 019

Discussão:
Todas estas funções se relacionam à raiz de C6. Lembrar que o bíceps tem contribuição de C5 e C6; o reflexo braquioestilo é C6, assim como extensores do punho.

Questão Básicas Anatomia 020

Discussão:
O atlas possui três centros de ossificação, um para cada massa lateral e um para o corpo, que não aparece até 1 ano de idade. O arco posterior funde ao redor dos 3-4 anos de idade; a massa lateral se funde ao corpo na sincondrose neurocentral aos 7 anos. Desta forma, o diâmetro central do atlas está definido ao redor dos 7 anos, enquanto o diâmetro externo continua a crescer por aposição óssea.

Questão Básicas Anatomia 021

Discussão:
C6: antebraço lateral, polegar, dedo indicador.

Questão Básicas Anatomia 022

Discussão:

dispensa discussão.

Questão Básicas Anatomia 023

Discussão:
O plexo de Batson é um canal venoso grande e complexo, estendendo-se da base do crânio ao cóccix. Comunica-se diretamente com a veia cava superior e inferior e o sistema azigos. Ele comunica diretamente com o sistema venoso, drenando cabeça, tórax e abdome. Esta interconexão permite disseminação metastática de neoplasias ou infecções da pelve para a coluna vertebral.

Questão Básicas Anatomia 024

Discussão:
Acesso retrofaríngeo anterior
Via de Smith e Robinson estendida. Permite acesso do atlas ao corpo da terceira vértebra, sem necessidade de dissecção posterior da bainha da carótida ou entrada na cavidade oral.
Contanto que a dissecção não se estenda caudal à 5ª vértebra cervical, a exposição é superior o suficiente para não lesar o laríngeo recorrente.
O nervo hipoglosso é dissecado da base do crânio para a borda anterior do músculo hipoglosso, ficando retraído superiormente durante o resto do procedimento.
O nervo laríngeo superior também é liberado de sua origem próximo ao gânglio nodoso, na sua entrada à laringe. A dissecção é feita entre a carótida, lateralmente, e a laringe e a faringe medialmente.

Questão Básicas Anatomia 025

Discussão:

Conforme o ECM e a bainha da carótida são retraídos lateralmente, o aspecto anterior da coluna cervical pode ser palpado. Identificar o esôfago posterior à traqueia, e
retrai-los junto à tireoide medialmente.

questao basicas anatomia 025   

Questão Básicas Anatomia 026

Discussão:
Seu fluxo é retrógrado. O resto está correto.

 

 

 

 

Traumatologia e Ortopedia

New Report

Close