Fissura do ânulo fibroso

Entre os ossos de nossa coluna – as vértebras – se encontra um disco intervertebral de duas camadas que atua como um amortecedor natural.

Esse disco é composto por um núcleo pulposo que é uma camada macia e mais interna e pelo elemento que hoje nos traz aqui: o ânulo fibroso.

O ânulo fibroso é a parte mais externa e mais rígida do disco intervertebral, servindo como uma barreira de proteção para o núcleo e para o manter simétrico, de forma a que a pressão se distribua de forma uniforme por todo o disco. Quando este ânulo sofre uma lesão, esta pode ser geradora de dor intensa.

Como qualquer outra parte do corpo humano, pode ocorrer uma lesão no ânulo fibroso. As mais comuns são a rotura do ânulo fibroso (ou fissura no ânulo fibroso). A origem da lesão nessa região do corpo pode ser gradual e crônica, decorrendo ao longo do tempo, ou dever-se a uma sobrecarga súbita, com uma manifestação aguda. Essa manifestação aguda é aquilo a que clinicamente chamamos de rotura do ânulo fibroso.

Existem várias causas potenciais para o surgimento da rotura no ânulo fibroso, sendo que as situações que mais motivam esse problema são exercícios combinados em que existe torção do corpo, flexão e agachamento simultâneo.

Nesses momentos, quando acontece a fissura no ânulo fibroso, os pacientes normalmente referem que sua coluna travou no momento da concretização do movimento e que se seguiu um momento de dor intensa. Essa dor, na maioria dos casos, se manifesta de forma irregular, piorando quando o paciente está sentado e perante situações que criem maior pressão sobre o disco, como torções de tronco, flexões, tosse, espirros ou agachamentos.

, Fissura do ânulo fibroso, Ortopedista Especialista em Coluna de Brasília - DF

Rotura do ânulo fibroso e hérnia do disco

Um dos problemas de coluna mais conhecidos é a hérnia do disco ou hérnia discal. O que você talvez não saiba é que esse problema se associa à rotura do ânulo fibroso. Pode ser um estágio inicial a formação da hérnia de disco.

Quando essa rotura acontece em simultâneo com o deslocamento do núcleo pulposo do disco intervertebral, é quando estamos perante uma hérnia do disco.

Rotura do ânulo fibroso: incidência e diagnóstico

A incidência de situações como fissuras no ânulo fibroso é bem mais comum no final da idade adulta (entre os 30 anos e os 40 anos). Ainda assim, esse é um problema que pode ocorrer em qualquer fase da vida, já que também depende dos movimentos efetuados, da predisposição genética e do estilo de vida que cada pessoa mantém.

Em qualquer idade e ainda que seja um problema bem doloroso, a verdade é que a rotura no ânulo fibroso poderá ser tratada com bons prognósticos no caso de seu diagnóstico ser feito com rapidez e de serem aplicados os melhores tratamentos clínicos.

A identificação do problema é feita mediante um exame físico e por métodos de diagnóstico clínico e por imagem. A ressonância magnética é um dos meios mais eficazes para fazer o diagnóstico desse tipo de lesão do disco.

Tratamento da rotura do ânulo fibroso

A rotura do ânulo fibroso é um problema de coluna bem doloroso e, por isso, a pergunta mais frequente se refere ao tratamento.

Numa primeira fase, o mais natural é que, com o diagnóstico concretizado, seu médico lhe recomende relativo repouso e prescreva alguns analgésicos e anti-inflamatórios para tentar desinflamar a região e reduzir as suas dores.

Num segundo momento, o fortalecimento muscular da região se torna importante, bem como a estabilização postural. Algumas práticas esportivas de correção postural, como o Pilates, poderão ser aconselhadas pelo seu médico, assim como a realização de fisioterapia e rpg.

Casos severos, que motivem o aparecimento de hérnias discais podem também exigir tratamentos para dor como os bloqueios ou infiltrações da coluna ou cirurgias ou cirurgias menos invasivas no casos das hérnias como a discectomia percutânea ou endoscopia de coluna.

Saiba mais sobre a protusão discal >
Tratamentos na fisioterapia >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Compartilhe a informação:
Coluna-Brasília
Coluna-Brasília

Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília-DF, atua principalmente no tratamento da dor e afecções da coluna. Preconizamos o tratamento conservador e medidas sem cirurgia com enfoque na reabilitação muscular e postural, através de protocolos exclusivos. Temos médicos e fisioterapeutas especialistas. Excelência no tratamento com cirurgia.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *