esteroides

Esteroides anabolizantes

1) Os esteroides anabolizantes, em conjunto com uma dieta adequada, podem contribuir para aumentos do peso corporal, em geral, do peso magro.

2) Os ganhos de força muscular obtidos através do exercício de alta intensidade e uma dieta adequada podem ser aumentados pelo uso dos esteroides anabolizantes em alguns indivíduos.

3) Os esteroides anabolizantes não aumentam a potência aeróbica ou a capacidade para manter um exercício muscular prolongado.

4) Os esteroides anabolizantes têm sido associados com efeitos adversos no fígado, sistema cardiovascular, aparelho reprodutor e no estado psicológico em estudos terapêuticos e em estudos mais limitados com atletas. Até que haja um maior número de pesquisas, os efeitos deletérios potenciais do uso dos esteroides anabolizantes em atletas devem incluir todos aqueles encontrados nos estudos terapêuticos.

5) O uso dos esteroides anabolizantes em atletas é contrário às regras e aos princípios éticos de uma competição desportiva, conforme estabelecido por muitas das instituições que comandam os vários esportes. O Colégio Americano de Medicina do Esporte apóia esses princípios éticos e repudia o uso dos esteroides anabolizantes pelos atletas.

esteroides

Trofismo muscular

Não há estudos sobre os efeitos de doses maciças de esteroides utilizadas por alguns atletas ao longo de vários anos. Da mesma forma, não há estudos sobre o uso de esteróides anabolizantes e treinamento em mulheres e crianças. Teoricamente, os efeitos anabolizantes e androgênicos seriam maiores nas mulheres e crianças, já que estas possuem naturalmente níveis menores de androgênios do que os homens.

Há três mecanismos propostos para as ações dos esteroides anabolizantes no aumento da força muscular:

1) Aumento da síntese protéica em nível muscular, como uma ação direta do esteroide anabolizante.

2) Bloqueio do efeito catabólico dos glicocorticóides após o exercício, através do aumento da quantidade de hormônio anabolizante disponível.

3) Aumento da agressividade induzido pelos esteroides, o que proporciona melhor quantidade e qualidade do treinamento de força.

Efeitos adversos

O uso indiscriminado e abusivo dos EAA acarreta em aparecimento de efeitos adversos que são relacionados diretamente com a dose e período de administração, sendo os principais: atrofia do tecido testicular, causando impotência e infertilidade, tumores de próstata e ginecomastia em homens; masculinização, incluindo a alteração da voz, irregularidade menstrual e aumento do clitóris em mulheres; e ainda, em ambos os sexos pode ocorrer calvície, erupções acneicas, aumento da libido, irritabilidade, disfunção hepática, agressividade, etc.


Referência: https://www.scielo.br/j/rbme/a/z4c3JGZz5PxTRHPdcyXBYsN/
Lesões musculo-tendíneas >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

New Report

Close