tabaqueira anatomica

Tabaqueira anatômica

A tabaqueira anatômica ou fossa radial, é um marco anatômico que encontra-se no membro superior. Está localizada mais precisamente na face lateral da mão, entre o punho e o polegar. Apesar de não ser visível em todas as pessoas, ela pode ser vista como uma depressão quando o polegar está completamente estendido. A razão por trás de seu nome peculiar é simples: pode-se dispor tabaco naquela região, para ser inalado subsequentemente.

O hábito de inalar rapé, um pó obtido a partir da trituração de folhas de tabaco torradas e moídas, frequentemente misturado a substâncias aromáticas, foi relativamente comum na civilização ocidental e no Brasil até o século XX. Visto como um sinal de elegância, a aspiração da mistura provocava espirros contínuos por vários minutos. O hábito de aspirar rapé provoca dependência e já foi inclusive condenado pelo papa e por reis. Basicamente, o procedimento consistia em manter a mão com as articulações interfalângicas dos dedos II – V fletidas, enquanto se estendia as articulações metacarpofalângica e interfalângica do polegar, como em um sinal de “positivo”. Uma depressão triangular na região lateral do punho, formada pelos tendões dos músculos extensor curto do polegar/abdutor longo do polegar e do músculo extensor longo do polegar, torna-se bastante evidente.

tabaqueira anatomica

O limite lateral é formado pelos tendões do extensor curto do polegar e abdutor longo do polegar, enquanto o limite medial consiste do tendão extensor longo do polegar.

Proximalmente, a tabaqueira é limitada pelo processo (apófise) estiloide do rádio, e distalmente pelo ápice rugoso da tabaqueira conhecida como triângulo isósceles. O assoalho da tabaqueira varia de acordo com a posição do punho, mas as suas estruturas geralmente incluem o escafoide, o trapézio e a base do primeiro osso metacarpiano.

As estruturas que cursam na tabaqueira anatômica incluem:

  • a veia cefálica
  • a artéria radial
  • o nervo radial superficial.

Saiba mais:

Exame físico do punho – Traumatologia e Ortopedia

Inscrever-se
Avisar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Traumatologia e Ortopedia
0
Deixe um comentário ou dúvida sobre o assunto aqui. Não precisa de conta, todos podem escrever.x
()
x

New Report

Close