jones fracture

Fratura de Jones

Fraturas na diáfise do 5º metatarsal podem ser fraturas agudas ou fraturas por estresse. Fraturas agudas na diáfise tendem a ocorrer perto da metáfise e, algumas vezes, são chamadas de fraturas de Jones. A fratura de Jones é uma fratura óssea entre a base e a parte do meio do quinto metatarso do pé.

O 5º metatarsiano

O 5º metatarsiano é um osso muito susceptível à dor, pois absorve grande impacto durantes corridas e caminhadas, principalmente quando as mesmas são realizadas incorretamente ou quando o indivíduo pisa de maneira inadequada. Também muito susceptível à fratura uma vez que é um osso localizado na região lateral do pé. Portanto, o uso de salto alto ou esportes como vôlei e basquete, que exigem grandes saltos e movimentos abruptos, podem ser fatores de risco para a fratura do 5º metatarsal.

Causas da fratura de Jones

A fratura ocorre normalmente durante a flexão do pé e o pé se dobra para dentro. Este movimento pode ocorrer quando ocorre mudança brusca de direção enquanto o calcanhar está fora do chão como na dança, tênis ou basquete.

jones fracture

O diagnóstico é normalmente baseado na clínica (dor na lateral externa do pé e hematoma após trauma físico) e confirmado com radiografia.

Tratamento da fratura de Jones

O metatarsiano é dividido em zonas de fratura. A zona 1 é a ponta da base do 5º metatarsiano. Quando a fratura ocorre na zona 1, geralmente não é realizada cirurgia, pois órteses e botas podem ser utilizadas no tratamento. Já na zona 2 (transição entre base e o eixo do metatarsal), onde ocorre a Fratura de Jones, o tratamento conservador é mais prolongado, não ocorrendo consolidação ou tendo desvio, o tratamento cirúrgico é recomendado, pois o local é de difícil cicatrização, devido à baixa vascularização neste local. E a zona 3, quando ocorre uma fratura ao longo do eixo, tipicamente ocasionada por estresse, também pode levar muito tempo para cicatrização, portanto, também é recomendado a intervenção cirúrgica.

Inscrever-se
Avisar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Traumatologia e Ortopedia
0
Deixe um comentário ou dúvida sobre o assunto aqui. Não precisa de conta, todos podem escrever.x
()
x

New Report

Close