jones fracture

Fratura de Jones

Fraturas na diáfise do 5º metatarsal podem ser fraturas agudas ou fraturas por estresse. Fraturas agudas na diáfise tendem a ocorrer perto da metáfise e, algumas vezes, são chamadas de fraturas de Jones. A fratura de Jones é uma fratura óssea entre a base e a parte do meio do quinto metatarso do pé.

O 5º metatarsiano

O 5º metatarsiano é um osso muito susceptível à dor, pois absorve grande impacto durantes corridas e caminhadas, principalmente quando as mesmas são realizadas incorretamente ou quando o indivíduo pisa de maneira inadequada.

Também muito susceptível à fratura uma vez que é um osso localizado na região lateral do pé. Portanto, o uso de salto alto ou esportes como vôlei e basquete, que exigem grandes saltos e movimentos abruptos, podem ser fatores de risco para a fratura do 5º metatarsal.

Causas da fratura de Jones

A fratura ocorre normalmente durante a flexão do pé e o pé se dobra para dentro. Este movimento pode ocorrer quando ocorre mudança brusca de direção enquanto o calcanhar está fora do chão como na dança, tênis ou basquete.

jones fracture

O diagnóstico é normalmente baseado na clínica (dor na lateral externa do pé e hematoma após trauma físico) e confirmado com radiografia.

Tratamento da fratura de Jones

O metatarsiano é dividido em zonas de fratura. A zona 1 é a ponta da base do 5º metatarsiano. Quando a fratura ocorre na zona 1, geralmente não é realizada cirurgia, pois órteses e botas podem ser utilizadas no tratamento.

Já na zona 2 (transição entre base e o eixo do metatarsal), onde ocorre a Fratura de Jones, o tratamento conservador é mais prolongado, não ocorrendo consolidação ou tendo desvio, o tratamento cirúrgico é recomendado, pois o local é de difícil cicatrização, devido à baixa vascularização neste local.

E a zona 3, quando ocorre uma fratura ao longo do eixo, tipicamente ocasionada por estresse, também pode levar muito tempo para cicatrização, portanto, também é recomendado a intervenção cirúrgica.

2 comentários em “Fratura de Jones”

  1. Leidy dahiani Siqueira de pereira

    Eu fraturei meu tornozelo mais agora meu pé dói não consigo nem me encher na cama acho que alguma coisa está errada faz 3 meses de cirurgia de tornozelo e só começou a dor meu pé depois da fisioterapia

    1. Oi, Leidy, tem de ir numa consulta para fazer um exame clínico e observar onde é a dor, para fazer exames de investigação diagnóstica.A fisioterapia não é a causa. O mais provável, estando os exames de investigação normais, é o tempo que ficou sem apoiar o pé no chão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

New Report

Close