rxsever

Doença de Sever (dor no calcanhar)

A Doença de Sever é a causa mais comum de dor no calcanhar em crianças e é freqüentemente associada a um episódio de crescimento rápido.

rxsever

Definição e Etiologia da Doença de Sever

A doença de Sever é também conhecida como dor no calcâneo ou apofisite do calcâneo. Trata-se de uma inflamação na apófise (ponta) do calcâneo. É uma desordem óssea dolorosa que resulta da inflamação da placa de crescimento do calcâneo. Acomete crianças e adolescentes fisicamente ativos, ocorrendo com maior frequência em meninos.

Durante o pico de crescimento da puberdade precoce, o calcâneo às vezes cresce mais rápido que os músculos e tendões das pernas. O tendão de Aquiles, que é o tendão mais forte do corpo, se liga à placa de crescimento no calcanhar. Com o passar do tempo, o stress repetido (força de tração) do tendão de Aquiles o qual pode estar encurtado, ajuda a danificar a placa de crescimento. Isso causa o edema, a hipersensibilidade e a dor. Provoca ainda um crescimento anormal do osso (muito parecido com a doença de Osgood Schlatter do joelho).

A doença de Sever também pode ser resultado de ficar muito tempo em pé, o que coloca uma pressão constante no calcanhar. Sapatos mal ajustados, que não fornecerem suporte ou acolchoamento suficiente para os pés ou friccionam a parte de trás do calcanhar, também podem contribuir para o desenvolvimento da inflamação. Ela é a causa mais comum de dor no calcanhar em crianças. É freqüentemente associada a um episódio de crescimento rápido. Em 61% dos casos é bilateral, e normalmente a dor piora com a atividade. Ocorre com maior freqüência entre os 7 e 15 anos de idade, sendo que a maioria dos casos concentram-se entre os 10 e 14 anos. No Brasil está muito associada a crianças que praticam futebol, principalmente em locais que o piso não é adequado ou gramados secos.

Condições predisponentes

Embora possa ocorrer em qualquer criança, estas condições aumentam as probabilidades de isso acontecer:

1. Pronação do pé: (inclinação lateral interna do pé, ao andar), o que provoca tensão e torção do tendão de Aquiles, aumentando assim a sua tração na placa de crescimento do calcanhar
  2. Arcada plantar plana (pé chato) ou alta (pé cavo), que afeta o ângulo do calcanhar no pé, causando tensão e encurtamento do tendão de Aquiles
  3. Dismetria nos membros inferiores (uma perna é mais curta que a outra), o que faz com que o pé da perna mais curta “dobre para baixo” para alcançar o chão, puxando o tendão de Aquiles
  4. Excesso de peso ou obesidade, o que coloca pressão na placa de crescimento
  5. Calçados inadequados

Manifestações clínicas

1. Dor ou sensibilidade no calcanhar, geralmente na parte de trás. A dor também pode se estender para os lados e parte inferior do calcanhar, terminando perto do arco do pé.
  2. Início gradual, insidioso, que piora com o exercício e alivia com o repouso
  3. Inchaço e vermelhidão no calcanhar
  4. Dificuldade em andar
  5. Desconforto ou rigidez nos pés ao acordar
  6. Desconforto quando o calcanhar é apertado, em ambos os lados

Diagnóstico

O diagnóstico da doença de Sever é feito com base no histórico e manifestações clínicas apresentadas pela criança e por um exame clínico por parte do ortopedista. Radiografias podem ser utilizadas também como auxilio no diagnostico.

O tratamento é conservador e engloba não só a limitação de atividades desportivas como também a utilização de calçado bem ajustado. Também poderão ser utilizadas palmilhas de amortecimento para o calcâneo e fisioterapia adjuvantes. Em alguns casos poderá recorrer-se a utilização de medicação anti-inflamatória e fisioterapia.

Osteocondroses e osteocondrites do pé