artrose

Artrose do Cotovelo, Punho e Mão

Saiba como é o tratamento das principais articulações acometidas por artrose no cotovelo, punho e mão:

Saiba mais sobre doenças do punho e mão >

artrose

Artrose nas mãos e punhos

A artrose é um desgaste da articulação causado por doenças inflamatórias (como artrite reumatoide e lúpus eritematoso), infecção, trauma ou degeneração.

Na mão, a artrose aparece principalmente na ponta dos dedos (nódulos de Heberden), na base dos dedos, no punho e na base do polegar (rizartrose).

O tratamento inicial é clínico, feito por meio de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, imobilização e reabilitação. Os medicamentos protetores de cartilagem podem retardar o processo de desgaste e diminuir a dor. A injeção intra-articular de substâncias viscosas também pode ajudar a amenizar os sintomas.

Quando há uma doença-base, como a artrite reumatoide, é importante que o controle dela seja feito por medicamentos específicos.

Em casos avançados opta-se pelo tratamento cirúrgico, cujo método depende da articulação envolvida e do grau de artrose.

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

2 comentários em “Artrose do Cotovelo, Punho e Mão”

1. Regilania Barbosa da Silva

Gratidão pelas explicações contidas aqui ajudaram muito a entender o resultado dos meus Raios X e ultrassom