consolidacao viciosa2

Consolidação viciosa

Em geral, consolidações viciosas são causadas por redução imprecisa ou por imobilização ineficaz durante o processo de consolidação. Na maioria das vezes, esses problemas podem ser prevenidos pelo tratamento competente de fraturas recentes; contudo, em alguns casos ocorre consolidação viciosa, apesar do tratamento mais especializado.

Fratura com consolidação viciosa é aquela que consolidou com os fragmentos em uma posição não-anatômica. Se a deformidade tem má aparência ou não, ela pode comprometer a função de diversos modos.

Fraturas são eventos muito comuns de acontecer. Esta perda da integridade óssea pode ocorrer por acidentes domésticos (como quedas), acidentes de trânsito ou outros tipos de trauma. Também pode ocorre por consequência de doenças como tumores ou osteoporose (que provoca diminuição progressiva de massa óssea, principalmente entre mulheres após a menopausa e idosos). Esforço excessivo pode provocar fraturas por estresse, o que acontece com mais frequência entre esportistas.

consolidacao viciosa2

As sequelas de fraturas mais comuns são:

• Consolidação viciosa: o osso cicatriza em uma posição anatômica incorreta, que pode ter implicação apenas estética ou até provocar a limitação ou perda da função do membro afetado. Crianças tem maior capacidade de recuperar a anatomia normal após a consolidação viciosa de uma fratura, devido ao rápido metabolismo e remodelação óssea.
  • Pseudoartrose: a consolidação da fratura não acontece com o tempo. A interrupção da formação de calo ósseo entre os fragmentos da fratura pode ser verificada por exame clínico e por exames radiológicos.
  • Infecção óssea (osteomielite): geralmente ocorre em casos de fraturas expostas e em pacientes com imunidade comprometida por doenças, como a diabetes. O tratamento envolve procedimentos cirúrgicos e uso de antibióticos.

As sequelas de fraturas, conforme sua gravidade, exigem atenção médica imediata para evitar que ocorram maiores complicações, com impacto significativo e direto no quadro de saúde das pessoas. Geralmente, a correção de sequelas é feita através de cirurgias.

O objetivo da cirurgia para consolidação viciosa é restaurar a função. Embora a melhora da aparência da parte afetada possa ser igualmente importante para o paciente, raramente a cirurgia se justifica apenas por razões estéticas.

Saiba mais >