amputacao transumeral

Amputação Transumeral e próteses ortopédicas

A amputação transumeral ocorre entre a parte superior do braço, ou seja,  entre a articulação do ombro e o cotovelo, na qual a pessoa mantém o uso do ombro, podendo ser nível proximal, medial ou distal.

Com relação ao nível de amputação, ele pode ser unilateral, quando o úmero, rádio e ulna ( rádio e ulna são ossos do antebraço que se articulam através do úmero, que é uma membrana que liga esses dois ossos) de apenas um dos braços é amputado, ou bilateral, na qual os dois braços são amputados. 

Causas da amputação transumeral

amputacao transumeral

Há diversos motivos que podem causar uma amputação, variando desde situações de acidentes no trânsito, acidentes de trabalho, cirurgias causadas por complicações nos vasos sanguíneos e tumores. 

Tipos de próteses ortopédicas para amputação transumeral

Próteses Mioelétricas

Estas próteses de membro superior não são movidas pela força muscular do usuário, mas sim usando sinais elétricos dos músculos. Ela é controlada através de contrações musculares em seu membro residual. A prótese realmente aproveita os sinais naturais que os músculos geram quando são usados. Pequenos sensores, conhecidos como eletrodos, medem e amplificam os sinais musculares (ou ‘mioelétricos’) e são usados ​​para ativar várias funções da prótese, como abrir ou fechar a mão. As baterias são usadas para alimentar os motores que fazem esses movimentos.

Próteses estéticas

O objetivo das próteses estéticas é devolver a morfologia (estética) do membro amputado pois elas não possuem funcionalidade. Elas são consideradas mais leves.

Próteses Ativas

Estes tipos de próteses são acionadas pelo próprio paciente, sendo que os movimentos são realizados a partir da ação dos músculos do coto ou da articulação, como a prótese biônica. 

Próteses Híbridas

As próteses híbridas funcionam com um sistema de articulação e cotovelo mecânico e são acionadas pela tração de tirantes. Atuam em conjunto com a mão mioelétrica e possuem fonte de energia externa.

Os sistemas híbridos tiram vantagem de ambos os sistemas. Um sistema híbrido pode ter uma mão e um punho controlados mioeletricamente, com uma articulação do cotovelo acionada pelo corpo.

Leia mais:

Próteses ortopédicas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

New Report

Close