triadeinfeliz

Tríade infeliz do joelho ou tríade maldita

A “tríade infeliz do joelho é uma lesão típica e muito temida pelos atletas,  especialmente os esquiadores.

Outros nomes para ele incluem:

  • tríade terrível
  • tríade de O’Donoghue
  • joelho soprado

A tríade infeliz é o nome de uma lesão grave que envolve três partes cruciais da articulação do joelho.

  • Ligamento cruzado anterior (LCA). O LCA cruza a articulação interna do joelho diagonalmente. Ajuda a evitar que a tíbia se mova demasiado para a frente e estabiliza a perna quando se torce na cintura.
  • Ligamento colateral medial (MCL). O MCL evita que o seu joelho se dobre demasiado na direcção do outro joelho.
  • Menisco medial. Isto é uma cunha de cartilagem na tíbia do seu joelho interior. Ela age como um amortecedor quando você anda ou corre enquanto também estabiliza seu joelho.
triadeinfeliz

Causas da tríade infeliz

Pode ocorrer em múltiplas atividades, mas o mecanismo de lesão é sempre muito semelhante: Alteração muito rápida do movimento do joelho e travagem violenta do joelho, seguida de uma mudança de direção com a perna sob carga (o pé apoiado no solo)

Este movimento faz com que a tíbia rode sobre o fêmur para fora com a perna fixa e a lesão ocorre.

A tríade infeliz do joelho também pode ocorrer quando há um trauma muito forte na articulação, capaz de causar o mesmo tipo de rotação e, portanto, a temida lesão.

Normalmente, a pessoa lesionada notará um som de rachadura seguido imediatamente de dor intensa na área, acompanhada por uma grande dose de instabilidade na articulação do joelho. Esta instabilidade vai impedi-lo de andar, até de se manter em pé.

Testes físicos e radiológicos irão confirmar a lesão. Uma vez diagnosticada, e dependendo do grau de afetação, o especialista irá recomendar um tratamento conservador ou cirúrgico, mas em ambos os casos, quase certamente, a pessoa lesada vai precisar da ajuda de um fisioterapeuta para ajudá-lo no seu processo de recuperação. 

Tratamento da tríade infeliz

A tríade infeliz inclui três lesões, mas apenas duas tendem a requerer cirurgia:

  • O LCA pode ser reconstruído usando um enxerto de tendão de um músculo na sua perna.
  • O menisco pode ser reparado através da remoção do tecido danificado com um procedimento chamado meniscectomia. O cirurgião pode, em vez disso, decidir reparar ou transplantar o menisco.
  • O MCL normalmente não precisa de ser reparado porque cicatriza por si só.

Fisioterapia

A fisioterapia é uma parte importante da sua recuperação, independentemente de ter ou não uma cirurgia. Seu médico provavelmente recomendará fazer de seis a nove meses de fisioterapia e reabilitação para ajudar a recuperar a força e a amplitude de movimento do seu joelho.

Saiba mais: https://traumatologiaeortopedia.com.br/conhecimentos/lesoes-ou-rupturas-ligamentares-no-joelho/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

New Report

Close