metatarsalgia 14 1

Tratamento da metatarsalgia

Tratamento sem cirurgia

O tratamento começa com medidas para acomodar a deformidade, com o objetivo de reduzir a pressão na área dolorosa, após avaliação com baropodometria.

• Estofamento especial sob a parte dianteira do pé pode ajudar a aliviar alguns dos sintomas da Metatarsalgia. As almofadas devem ser colocadas antes da bola do pé, e não diretamente sob a área dolorosa, o que poderia aumentar a pressão local.
  • Palmilhas: o uso de palmilhas com depressão sob a área dolorosa promovem a redução da pressão local.
  • Calçados: use sapatos com amplo espaço para os dedos se moverem, assim como sapatos com solas grossas e absorventes de choque. Saltos altos devem ser evitados.
  • Gelo sob a bola do pé por 15 minutos, duas vezes por dia, para diminuir a inflamação e o
  • Mudança de atividade: limitar as atividades de alto impacto como corridas e saltos.
metatarsalgia 14 1

Os tratamentos conservadores para metatarsalgia são muitas vezes limitados porque não podem corrigir eventuais deformidades ósseas que contribuem para os sintomas. Se falharem ou se a dor progredir, a intervenção cirúrgica pode ser necessária para corrigir as deformidades.

Tratamento Cirúrgico da Metatarsalgia

Muitas técnicas cirúrgicas são descritas, como as abertas e a Técnica Minimamente Invasiva. O objetivo principal é corrigir a deformidade causadora da Metatarsalgia. Na presença de joanete ou dedos em garras, estas alterações devem também ser corrigidas. A metatarsalgia em si é corrigida através do encurtamento ou elevação da cabeça metatarsal, retirando a sobrecarga de peso sob o metatarso.

Visualização em perfil do osso metatarsal sendo encurtado e fixado com parafuso.

metatarsalgia 17 1

Outra técnica possível é a ressecção de um triângulo, como mostra a figura abaixo, para elevação da cabeça do metatarso.

metatarsalgia 19 1

A Cirurgia Minimamente Invasiva também pode ser feita para encurtar o metatarso e corrigir possíveis deformidades associadas nos dedos dos pés.

metatarsalgia 22 1

Normalmente após certo tempo de cirurgia, o que se observa é o desaparecimento das calosidades plantares.

Saiba mais:

Metatarsalgia