espondilite anquilosante

Doença de Strumpel-Marie-Bechterew

Doença de etiologia pouco esclarecida caracterizada por espondilartrite anquilosante ou ancilosante.

Espondilite anquilosante (CID 10 M45) é uma doença inflamatória crônica, que ainda não tem cura e que afeta as articulações do esqueleto axial, especialmente as da coluna, quadril, joelhos e ombros. A inflamação também pode atingir outras partes do corpo, como os olhos.

A doença faz com que as vértebras na coluna se fundam, ficando menos flexível, o que pode resultar numa postura curvada para a frente. Além disso, se as costelas forem afetadas, pode ser difícil respirar profundamente.

A espondilite anquilosante afeta mais homens que mulheres. Os sinais e sintomas da doença normalmente começam logo no início da fase adulta. Apesar de ainda não existir cura para espondilite anquilosante, com o tratamento adequado é possível diminuir a dor e minimizar os demais sintomas da doença.

espondilite anquilosante

Sintomas de espondilite anquilosante

Os principais sintomas de espondilite anquilosante são:

• Dor lombar que melhora durante o exercício e que piora com o repouso;
  • Dor crônica na coluna e rigidez matinal;
  • Dificuldade nos movimentos da coluna, como virar o rosto para os lados;
  • Dor nas nádegas e/ou na parte de trás das pernas;
  • Dificuldade para respirar profundamente;
  • Sensação de dormência e/ou formigamento nos braços ou nas pernas;
  • Surgimento de corcunda com projeção da cabeça para frente;
  • Dor ou sensibilidade que irradia para as costelas, ombros, quadris, coxas, joelhos e/ou calcanhar;
  • Febre baixa, em torno de 37ºC;
  • Cansaço excessivo e apatia;
  • Inchaço nas articulações;
  • Perda do apetite.

Os sintomas da espondilite anquilosante costumam se instalar aos poucos e ao longo dos anos tornam-se mais comuns e frequentes. No caso de não haver diagnóstico ou tratamento adequado, podem surgir algumas complicações, sendo as mais frequentes a fasciíte plantar e a uveíte, que corresponde à inflamação da úvea, que é a região do olho que compreende a íris, corpo ciliar e coróide.

O tratamento da espondilite anquilosante é clínico, com o objetivo de controlar a doença. De forma a reduzir o risco de deformidades decorrentes de suas complicações, aliviar as dores e outros sintomas do paciente.

Cirurgias não são indicadas com a finalidade de tratar a espondilite anquilosante, apenas quando a pessoa tem alguma outra complicação ou problema na coluna cervical, mas são casos mais raros.