dedos encavalados

Dedos encavalados

O cavalgamento dos dedos ou dedos sobrepostos é uma condição na qual um ou mais dedos se curva e fica no topo ou sob um dedo adjacente. Às vezes, a condição é conhecida como clinodactilia, mas este é um termo amplo que se refere também a várias condições semelhantes que afetam os dedos das mãos.

Esta condição pode afetar qualquer dedo do pé, embora o cavalgamento do quinto dedo (mais pequeno) ou quinto dedo supraducto, caracterizado pela subluxação dorsal da falange proximal e adução na articulação metatarsofalângica, é a deformidade mais comum (79%), sem predominância de lateralidade e sendo até bilateral em cerca de 25% dos pacientes.

Os dedos sobrepostos podem ser classificados como fixos (na impossibilidade de colocá-los na posição correta) ou corrigíveis/flexíveis (manualmente redutíveis até à posição correta).

dedos encavalados

Sintomas:

Por vezes, esta deformidade pode ser dolorosa e/ou incapacitante na população pediátrica, dificultando o uso de calçado decorrente do edema e dor nos dedos dos pés provocado pela fricção no calçado.

Tratamento:

Na maioria das vezes, esta deformidade tem uma evolução benigna para a resolução espontânea apenas com o início da marcha. Em algumas situações pode ter uma evolução desfavorável como problemas no uso de calçado, deformidades nas articulações e formação de calos ou lesões cutâneas que causam desconforto e dor. Os dedos sobrepostos flexíveis podem se tornar fixos, e os dedos sobrepostos fixos podem tornar-se dolorosos.

Se a deformidade não for dolorosa ou não afetar o uso de calçado, não precisa de ser tratada. Caso contrário, o tratamento deve ser considerado, e a abordagem vai depender se é um dedo sobreposto fixo ou flexível.

O tratamento de primeira linha é a abordagem conservadora e concentra-se em afastar os dedos e alinhá-los corretamente com recurso a fitas adesivas, apresentando, geralmente, bons resultados. A cirurgia deve ser ponderada somente após a otimização de medidas menos invasivas. Em casos resistentes ao tratamento conservador ou nas deformidades mais graves (muito raramente), a abordagem cirúrgica com libertação do tendão ou ligamento afetado e/ou colocação de um parafuso para reposicionar o dedo pode ser realizada.

Saiba mais >

4 comentários em “Dedos encavalados”

1. Eu tenho um dedo torto pra baixo igual da minha mãe igualzinho os mesmos dedos será uma genética ? Tem mais gente da família que tem kk

2. Olá por gentileza meu netinho está con 4 meses e está com dois dedinhos do encavalado , não estão alinhados, como proceder tem algum tratamento grata

1. Oi, Sandra, se for uma deformidade simples, em geral do 5 dedo, não faz nada e espera a marcha. Atrapalhando a marcha, que toma uma atitude. Sendo mais grave, podem ser utilizadas talas, para com o crescimento da criança, ir corrigindo.