machado de assis

Acervo de Machado de Assis

Nascido no Morro do Livramento, Rio de Janeiro, de uma família pobre, mal estudou em escolas públicas e nunca frequentou universidade.

Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839 – Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908) foi um escritor brasileiro, considerado por muitos críticos, estudiosos, escritores e leitores o maior nome da literatura brasileira. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista e crítico literário. Testemunhou a Abolição da escravatura e a mudança política no país quando a República substituiu o Império, além das mais diversas reviravoltas pelo mundo em finais do século XIX e início do XX, tendo sido grande comentador e relator dos eventos político-sociais de sua época.

Perfil do Twitter “Machado de Assis Online”. A página começou a publicar reportagens e fotografias desconhecidas do escritor em junho. Em três meses, reuniu mais de 8 mil seguidores interessados em conhecer e debater a vida e obra do criador de Dom Casmurro. 

machado de assis
Qual era a altura de Machado de Assis? Perguntam-me, não poucas vezes. Não encontrei registro. Porém, com base nessa foto, em que Machado aparece ao lado de Joaquim Nabuco (cuja altura era 1,86 m.) calculamos que Machado media (aproximadamente) 1,65 m de altura.

“A mãe de Machado era portuguesa, branca. O pai era pardo. Então é muito provável que ele também fosse pardo. Mas quando morreu, morreu branco. Está na certidão de óbito”, contou o editor. 

Os documentos mostram que Machado se arrependeu de não ter filhos – diferente do que se pensaria ao ler Memórias Póstumas de Brás Cubas, onde o personagem central orgulha-se em não ter deixado a ninguém “o legado de nossa miséria”. 

“Ele não teve filhos pois se casou com Carolina quando ela já tinha 35 anos e ele 30. Na época, estavam criando uma estrutura, não tinham uma vida fácil em termos financeiros. Documentos mostram cobranças de dívidas dele”, conta Soares. “Não era um símbolo. Era uma pessoa comum. Espero detalhar a infância e juventude, pouco conhecidas hoje”.

A reunião de informações sobre Machado abre caminho para conhecermos uma nova perspectiva sobre o escritor brasileiro. “Temos uma ideia errada de Machado. Confundiram-o com seus personagens. Machado não era Dom Casmurro”.

Discussão sobre Machado de Assis >

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

New Report

Close