Frases de médicos

“A parte mais essencial da instrução de um aluno é obtida, como acredito, não na sala de aula, mas à beira do leito.” – Friederich Hoffman

Friederich Hoffman (1660 – 1742) foi um médico e químico alemão. Estudou medicina na Universidade de Jena e foi professor de medicina e filosofia natural da Universidade de Halle, onde também ocupou o cargo de reitor três vezes. Escreveu cerca de 400 publicações e foi um dos autores médicos mais lidos no século XVIII.

“Prevenir doenças, aliviar o sofrimento e curar os doentes – esse é o nosso trabalho.” – William Osler

William Osler foi um médico canadense, considerado um dos ícones da medicina moderna. Foi professor da Faculdade de Medicina do Hospital Johns Hopkins e defendia o ensino da medicina à beira do leito. Alguns dos seus livros são “The Principles and Practice of Medicine”, “Evolution of Modern Medicine” e “Aequanimitas: with other addresses to medical students, nurses and practitioners of Medicine” – livro que reúne vários discursos de Osler nos quais ele aconselha os médicos a terem paciência e sensibilidade com os pacientes, mas também a manter uma distância emocional.

“A educação da maioria das pessoas termina após a formatura; a do médico significa uma vida inteira de estudo incessante.” – Karl F. H. Marx 

Karl Friedrich Heinrich Marx (1796-1877, não confunda com o outro Karl Marx!) foi um médico alemão, historiador da medicina e professor universitário. Estudou filosofia e medicina em Heidelberg, recebeu seu doutorado em medicina na Universidade de Jena, foi assessor na biblioteca e professor na Universidade de Goettingen. 

O paciente é o centro do universo médico em torno do qual todos os nossos trabalhos giram e para o qual todos os nossos esforços se direcionam.” – John Benjamin Murphy

John Benjamin Murphy (1857 – 1916), foi um médico americano e cirurgião conhecido defender a cirurgia precoce no tratamento da apendicite para prevenir complicações. Foi professor no Rush Medical College e no College of Physicians and Surgeons,em Chicago, também lecionou na Graduate Medical School de Chicago e foi cirurgião-chefe no Mercy Hospital. Aos 35 anos, desenhou o botão de Murphy que, em suas próprias palavras, “revolucionaria a cirurgia intestinal”. Também teve atuações em cirurgia geral, ortopedia, neurocirurgia e cirurgia cardiotorácica.

“Como as pessoas se sentem é, geralmente, tão importante quanto o que elas fazem.” – B. F. Skinner

Burrhus Frederic Skinner (1904 — 1990) foi um autor e psicólogo norte-americano, pioneiro no campo da psicologia experimental e defensor do behaviorismo. É autor de livros como “Ciência e Comportamento Humano“, “A Análise do Comportamento“, “Para Além da Liberdade e da Dignidade“, entre outros.

Fale mais sobre livros no fórum >

Inscrever-se
Avisar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments