Hálux Varo

Hálux varo é uma condição em que o dedão do pé aponta para dentro, longe dos outros dedos do pé. A deformidade pode ser causada por um defeito congênito, uma lesão no pé ou como uma complicação da cirurgia do joanete. Uma pessoa com hálux varo provavelmente tem dificuldade para andar e usar sapatos, sensibilidade e leve inchaço. O tratamento para a doença depende da gravidade dos sintomas e da distância que o dedão do pé está desalinhado. Talas e exercícios de alongamento podem corrigir pequenas deformidades, mas a maioria dos casos requer realinhamento cirúrgico.

Causas do Hálux Varo

A causa mais comum do hálux varo é a complicação da correção do hálux valgo. A deformidade em valgo do dedo maior é quando esse se aproxima dos dedos laterais, exatamente oposto ao hálux valgo. Logo, a correção excessiva do hálux valgo pode levar à deformidade em varo.

• As causas mais comuns de hálux varo são:
  • Cirurgia de joanete corrigida
  • Patologias neurológicas
  • Congênito
  • Sequelas de trauma

Quando o hálux varo afeta um bebê ou uma criança pequena, a causa geralmente é um defeito congênito dos ossos do dedo do pé ou do tendão local, denominado abdutor do hálux. Um abdutor do hálux especialmente pequeno ou tenso pode afastar o dedão do segundo dedo do pé, fazendo-o apontar para o outro pé. Um paciente idoso pode apresentar hálux varo devido a uma lesão aguda ou condição crônica, como artrite reumatóide. Além disso, a cirurgia para corrigir um joanete pode causar hálux varo se muito tecido ósseo ou tendinoso for removido. Em alguns casos, os dedos dos pés se movem gradualmente mais e mais fora do alinhamento sem uma causa identificável.

Sintomas do Hálux Varo

A queixa mais comum do hálux varo é a dificuldade de usar calçados que não causem dor. Devido à deformidade do hálux, é muito difícil usar calçados fechados nos casos graves, motivando os pacientes a buscarem o uso de calçados abertos, que podem não ser compatíveis com o trabalho, atividades esportivas ou em temperaturas baixas.

As queixas mais comuns dos pacientes com hálux varo são:

• Dificuldade em adequar calçados
  • Calosidades no dedão do pé pelo atrito no calçado
  • Unhas encravadas pelo atrito no calçado
  • Dor no hálux
  • Osteoartrite e rigidez nas articulações entre o metatarsal e o hálux e na articulação interfalangeana do hálux
  • Estigmas sociais pela deformidade

Diagnóstico de Hálux Varo

O exame físico agrega informações importantes no diagnóstico. A inspeção visual mostra de forma clara a deformidade do dedo, assim como a avaliação da mobilidade da articulação evidencia dor e rigidez ao movimento.

As radiografias do pé com carga mostram como o hálux se posiciona com carga e seu alinhamento em relação ao pé, quantificando o grau de deformidade. Informações adicionais podem ser obtidas nesse exame, como sinais de manipulações cirúrgicas prévias e degeneração articular.

A tomografia computadorizada e a ressonância magnética podem auxiliar, quando necessárias, para avaliar lesões associadas no restante do pé e a viabilidade articular, para programarmos as eventuais abordagens cirúrgicas.

hallux varus

Tratamento do Hálux Varo

Tratamento conservador

O objetivo do tratamento conservador é melhorar a dor, sem corrigir a deformidade, permitindo que o paciente execute suas funções sem dor.

A modificação do padrão do uso de calçados, buscando opções com a parte da frente do calçado mais ampla e acolchoada e o uso de calçados abertos quando pertinentes.

O uso de proteção ao redor do hálux para minimizar o atrito, como órteses em silicone, é mencionado como uma opção, porém devemos lembrar que se aumentarmos o volume do antepé com a órtese, deveremos aumentar o volume do calçado para que não aperte o pé.

Quando o tratamento conservador não é efetivo, e a dor está causando impacto na execução das atividades laborais, lazer e esportivas, a correção cirúrgica pode ser indicada.

Tratamento cirúrgico

A cirurgia normalmente é necessária se a condição persistir ou causar dor intensa. Um cirurgião pode forçar manualmente o dedo do pé de volta ao alinhamento, raspar o osso danificado e o tecido da cartilagem e garantir que os tendões próximos estão seguros. Um paciente pode precisar usar um gesso ou um sapato especial por várias semanas após a cirurgia para dar tempo de cicatrização ao dedo do pé. Os procedimentos corretivos geralmente são muito eficazes e a maioria das pessoas consegue retornar às atividades normais em seis meses.

Podemos dividir as cirurgias para hálux varo em dois grupos, a reconstrução ou a fusão (Artrodese metatarsofalangeana):

• Reconstrução:

No hálux varo, a tração dos músculos e ligamentos de um lado do dedo do pé está dominando o lado oposto, resultando na deformidade.

O objetivo dessas cirurgias é reorientar as resultantes de força estabilizadoras do hálux, realinhando-o.

Isso pode ser obtido com transferências tendíneas e reconstruções ligamentares, muitas vezes associadas à osteotomias, que são cortes ósseos planejados para realinhar o metatarsal e o hálux.

Quando a deformidade é grave e/ou esta associada a osteoartrite intensa com rigidez da articulação entre o metatarasal e o dedo, a fusão entre esses ossos é uma boa opção, corrigindo a deformidade, com o intuito de diminuir a dor, tanto da articulação quanto do atrito do dedo. Apesar de preterir a mobilidade da articulação em questão, os pacientes com a artrodese da articulação metatarsofalangeana, na maior parte dos casos andam normalmente com poucas limitações com esportes ou trabalho.

Última modificação porMarcio R4
Quanto você gostou deste artigo?0000