Fascite Plantar

Fáscia origina-se no tubérculo medial do calcâneo e insere-se nas falanges proximais, tem 3 feixes.

Fascite Plantar (Fasciíte)

Ocorre por microtraumatismos de repetição na tuberosidade medial do calcâneo. Acomete principalmente as mulheres, 60% são obesas, na faixa etária do climatério. Nos homens é a causa mais comum de talalgias em atletas e entre 40 e 70 anos. Pé plano e pé cavo predisponentes.

Etiologia

Causa ainda desconhecida (tendinose insercional da fascia), porém vários fatores envolvidos – inflamação da fáscia plantar, (vide diagnóstico diferencial). Esporão calcâneo NÃO é causa, presente em 50%.

Quadro clínico

Inicia com dor insidiosa, principalmente no primeiro apoio matinal e que melhora após algumas horas de atividades.

Exame físico

Mostra deambulação antálgica, dor a palpação na região medial e plantar da tuberosidade do calcâneo, na origem da porção medial do calcâneo, dor à dorsiflexão dos dedos.

Diagnóstico

Feito por USG e RM, que identifica a extensão da inflamação, roturas parciais e totais e o espessamento devido a cicatrização.

Diagnóstico diferencial

Síndrome do túnel do tarso, fx de stress do calcâneo, patologia do coxim gorduroso (dor à palpação mais no centro calcâneo) e as neurites compressivas.

Tratamento

Conservador (maioria melhora em 1 ano) com AINH, palmilhas com suporte para o arco longitudinal do pé, se houver pronaçao excessiva e elevação do calcâneo. Restringir atividades físicas. Fisioterapia com alongamentos da fascia plantar, tendão calcâneo e gastrocnêmio. Goteira antieqüino durante a noite é muito útil. A maioria dos pacientes apresenta melhora após um ano.

Cirúrgico – indicado após falha do tratamento conservador. Realiza-se a fasciectomia + abertura RSF + abertura bainha abdutor hálux + DESINSERÇÃO dos flexores curtos + neurólise abdutor mínimo, porém pode levar a desestabilização do arco longitudinal medial, sobrecarregando os raios metatarsais e articulações do mediopé, levando à artrose.

> Arquivos de Apresentações em ppt

Autor: Dr. Márcio Silveira – ortopedista especialista em joelho

Última atualização porMarcioR4

Deixe uma mensagem