Síndrome de Bertolotti

A síndrome de Bertolotti é uma desordem congênita da coluna vertebral caracterizada pela ocorrência de uma mega-apófise transversa lombar em uma vértebra de aspecto transicional, que geralmente se articula com o sacro ou com o osso ilíaco. Tal síndrome tem sido considerada possível causa de dor lombar.

Sintomas

Dor nas costas que ocorre devido à vértebra de transição lombossacra (LSTV). É uma condição congênita, mas geralmente não é sintomática até que os vinte anos ou mais. No entanto, existem alguns casos de síndrome de Bertolotti que se tornam sintomáticos em uma idade precoce.

Dor lombar baixa crônica persistente, juntamente com irradiação para nádega. Dor radicular também é observada.

Fisiopatologia

Síndrome de Bertolotti é caracterizada por sacralização da última vertebral lombar corpo e lombarização do segmento superior do sacro. Trata-se de uma fusão total ou parcial unilateral ou bilateral do processo transverso da vértebra lombar ao sacro. Esta síndrome irá resultar em uma dor gerada pelo 4 espaço discal lombar, resultando em uma dor tipo ciática correlacionada a 5ª raiz nervosa lombar. Normalmente, a vértebra de transição terá um grande processo transverso de um lado resultando numa articulação ou articulação parcial com o sacro ou no momento em que o ílio e, em alguns casos, com ambos. Isto resulta no movimento limitado / alterado na articulação lombo-sacra. Esta perda de movimento irá então ser compensado, pelo segmentos superiores à vértebra de transição resultando na degeneração acelerada e estirpe através do nível de disco L4, que podem tornar-se sintomática e inflamar a raiz do nervo L5 adjacentes resultando em “dor ciática” ou os padrões de dor radicular. A escoliose é freqüentemente encontrada.

Diagnóstico

O diagnóstico depende da história do paciente apropriada apoiada por estudos de imagem, como radiografias e ressonância magnética.

Tratamentos não cirúrgicos incluem injeções de esteroides na parte inferior das costas ou a ablação por radiofrequência sensorial. intervenções de fisioterapia também são úteis em casos precoces e estão focados em torno de mobilização, alongamento e exercícios de fortalecimento.

A intervenção cirúrgica é geralmente um último recurso se todos os métodos conservadores falharem. Ela pode ser tratada cirurgicamente com fusão póstero ou ressecção da articulação de transição. Em pacientes em que a mega-apófise parece ser a origem da lombalgia, a ressecção cirúrgica parece ser um procedimento seguro e efetivo.

Inscrever-se
Avisar sobre