Torniquete e garrote nas cirurgias ortopédicas

O garrote pneumático é equipamento usual nas cirurgias ortopédicas. O equipamento é utilizado para o bloqueio da circulação sanguínea em cirurgias de membros superiores e inferiores.

garrote

torniquete pneumático para ortopedia é um equipamento eficiente e muito utilizado em cirurgias ortopédicas, para bloquear a circulação sanguínea em cirurgias de membros superiores e inferiores.

Vantagem

O objetivo do uso do torniquete na ortopedia é melhorar a visualização da área a ser operada, auxiliando na precisão dos procedimentos e otimizando o tempo dos processos cirúrgicos. Tem vantagem diminuir o tempo de cirurgia.

Desvantagem

A desvantagem de seu uso é o aparecimento de complicações como neuropatias, atrofias musculares e retardo da reabilitação. Estudos que compararam grupos de pacientes submetidos à cirurgia do joelho, com e sem o uso do garrote, mostraram que quando seu uso se faz respeitando-se o tempo e pressão adequados, não parece haver prejuízo na força, perimetria do membro e função a longo prazo.

Recomendações

O tempo de garrote não ultrapasse 75 minutos. Fox et al afirmaram que o garrote deve ser desinsuflado após uma hora do início do seu uso e que após 10 minutos pode ser insuflado novamente.

Apesar do seu grande benefício, o uso do torniquete não é isento de riscos, pois a compressão traumatiza tecidos e diversas complicações são descritas quando de seu uso prolongado (principalmente após duas horas).

Atendimento inicial ao politraumatizado
Última modificação porMarcio R4