Sinovite vilonodular pigmentada

Pertence ao grupo dos tumores de origem histiocitária. Pode ocorrer de forma localizada ou difusa. A forma localizada e a difusa são histologicamente idênticas ao tumor de células gigantes da bainha tendínea. A diferença é que a última compromete a sinovial inteira.

A forma difusa afeta mais comumente o joelho, mas o quadril, o tornozelo, o ombro, o punho e outras articulações podem ser comprometidas.

O paciente comumente se apresenta com dor monoarticular e edema. Uma tumoração pode ser palpável. Aspiração da articulação caracteristicamente revela líquido tingido de sangue.

Exames de imagem

Radiografias de rotina podem mostrar erosão óssea, especialmente se o quadril for comprometido. TC é melhor para demonstrar comprometimento ósseo, e RM mostra com mais nitidez as tumorações de tecido mole associadas com a lesão.

Tratamento

O tratamento recomendado para a forma localizada é a excisão marginal e para a forma difusa, sinovectomia total. Radioterapia na lesão difusa pode ser justificada se a cirurgia não controlar o processo. Se ocorreu erosão óssea pode ser necessária reconstrução da articulação.

> Arquivos de Apresentações em ppt

Autor: Dr. Márcio Silveira – ortopedista especialista em joelho
Last updated byMarcioR4
Quanto você gostou deste artigo?0000

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *