Síndromes Compressivas Nervosas nos Membros Inferiores

Pelve

1) nervo ciático: tumor (asa do sacro e orifícios sacros) e aneurisma da artéria ilíaca comum. Sintomas radiculares (diferenciar de hérnia).
2) as lesões compressivas do plexo lombossacro atingem mais o nervo fibular comum = pé caído e parestesias face lateral da perna e dorso do pé.
3) síndrome do desfiladeiro pélvico: compressão do nervo ciático pelo piriforme.
4) Compressão transitória do ciático: sentar em superfície dura (do nervo ciático sai o nervo glúteo máximo numa região relativamente superficial).

Fossa Ilíaca

Meralgia parestésica (ou síndrome de Bernhardt-Roth): nervo cutâneo femoral lateral sob ligamento inguinal: dor profunda e prurido ou queimação ântero-lateral da coxa, piora com extensão, ficar muito tempo em pé e andar muito; melhora com flexão do quadril, sentado. Diferenciar de patologia intraespinhal, vertebral e pélvica. Pode aparecer durante gravidez, atinge homem e mulheres meia idade, costuma melhorar espontaneamente.

Fossa poplítea

Nervo tibial é mais protegido.

1) nervo fibular: cisto sinovial ou cisto de tendão.
2) cabeça e colo da fíbula: o nervo fibular está relativamente fixo e pode ser comprimido por osteocondroma.
3) síndrome do túnel fibular: compressão do fibular sob a aponeurose do fibular longo = parestesia e dor face lateral e dorso do pé, hipoestesia no território do fibular superficial e profundo, enfraquecimento dos fibulares e tibial anterior, predispondo a entorses.

Perna

1) Síndrome do Tibial Anterior: fibular profundo está profundo no compartimento anterior, em íntimo contato com a fíbula, podendo ser comprimido e isquemiado por processo expansivo da fíbula (perda da função do nervo, exceto o ELD, cuja inervação é mais proximal a lesão) ou durante a marcha, com uso extenuante do compartimento anterior (dor na massa muscular do tibial anterior, queda do pé, alterações sensitivas do espaço interdigital do dorso do pé).

1) Síndrome do Túnel do Tarso: compressão do nervo tibial, dentro do retináculo flexor (pode ocorrer durante a gravidez). Retináculo flexor: membrana fibrosa que vai desde o maléolo medial até a face posterior do calcâneo, formando um compartimento dividido por septos em 4 túneis osteofibrosos: (1) tibial posteror, (2) FLD, (3) túnel do tarso (artéria tibial, veia tibial, nervo tibial) e (4) FLH.
2) Metatarsalgia de Morton: nervo digital comprimido distal e superficial ao ligamento transverso profundo, principalmente no 3º espaço interdigital.
3) Síndrome do túnel do tarso anterior: compressão do nervo fibular profundo na retinácula extensora inferior.

> Arquivos de Apresentações em ppt

Última atualização porMarcioR4

Deixe uma mensagem