Condrossarcoma

Tumor originado de células cartilaginosas, sendo divididos em primários e secundários (os dois mais comuns), mesenquimal e desdiferenciado.
=> Comumente encontrados em adultos, raramente em adolescentes e crianças

Peça e lâmina de condrossarcoma

Condrossarcoma secundário

– 25 a 33%: originados da transformação maligna, geralmente na vida adulta, do osteocondroma (mais comum na exostose hereditária múltipla), encondroma (mais comum na síndrome de Maffuci e doença de Ollier), condroblastoma, e fibroma condromixóide.

Radiologicamente os achados da alteração sarcomatosa no osteocondroma é a proliferação da capa cratilaginosa com afastamento de partes moles adjacentes, sendo uma lesão de baixa agressividade.

No caso do encondroma, as alterações sarcomatosas correspondem a destruição do osso esponjoso ao redor do encondroma, com erosão do endósteo e destruição da cortical.

A TC é importante para avaliar a extensão da lesão intra-óssea e a cintilografia realizadas semestralmente poderá evidenciar o aumento da captação e ser o 1° sinal de alteração sarcomatosa.

Condrossarcoma primário

Medular: mais comum em adultos depois da 3ª década de vida, sendo mais freqüente na pelve, fêmur e úmero. Tumor de crescimento lento podendo produzir metástases em órgãos distantes (pulmões).

Radiologicamente a lesão apresenta expansão medular, espessamento da cortical e irregularidade endosteal.

A TC e a RM são importantes para avaliar a extensão intra-óssea e o acometimento de partes moles.

Tratamento

De escolha é o cirúrgico com margens amplas, pois não há resposta do tumor a quimio ou radioterapia (exceto no tipo mesenquimal ou embrionário) e as chances de recorrência são grandes.

O risco de implantação em partes moles é grande, pois as células cartilaginosas nutrem-se por embebição.

No acometimento da pelve as hemipelvectomia (Técnica de Banks e Colemam) podem estar indicadas, assim como na cintura escapular a ressecção ampla do úmero proximal com colocação de endoprótese ou enxerto (Técnica de Tikhoff- Linberg).

A amputação está indicada se houver envolvimento extenso de partes moles.

> Arquivos de Apresentações em ppt
> Arquivos de Resumos em pdf

Última atualização porMarcioR4
Quanto você gostou deste artigo?0000
Inscrever-se
Avisar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments