Artrodeses no pé

Artrodese do Pé e Tornozelo (Panartrodese):

 

As panartrodeses consistem na fusão das articulações da tibia, fíbula e tálus (tornozelo) e subtalar e normalmente ocorre em casos mais graves de artrose (desgaste articular). Assim como nos casos acima, esta artrose pode ser degenerativa, pós traumática ou pós infecciosas. Normalmente trata-se de um procedimento de grande porte, no qual o tornozelo e a parte de trás do pé (retropé) é artrodesado e para isso é fixado com parafusos, placa e parafusos. ou mais comumente hastes intramedulares. Após este procedimento o paciente perde o movimento de flexo-extensão do tornozelo, entretanto também apresenta uma melhora importante no componente de dor e correção da deformidade do tornozelo caso ela exista.

Artrodese Tripla:

 

A artrodese tripla é um procedimento muito utilizado para correção dos casos mais graves de pé plano ou pé cavo. A artrodese tripla consiste na fusão das articulações do retropé (subtalar, talonavicular e calcaneocuboídea) e dessa forma conseguem corrigir as deformidades acima. Normalmente são procedimento de médio / grande porte, no qual o retropé é artrodesado, corrigindo a deformidade em questão e para isso é fixando normalmente com parafusos. Diferentemente da artrodese do tornozelo e da panartrodese, neste procedimento o movimento do tornozelo não é afetado, de modo que apenas o movimento de acomodação do pé em terrenos irregulares (movimento da subtalar) é afetado em detrimento de melhora da deformidade e dor.

Artrodese Subtalar (artrodese talocalcânea):

fusao

A articulação subtalar (articulação talocalcânea) é uma origem comum de artrite que, com frequência, se manifesta em deformidades e condições inflamatórias do retropé ou em consequentes fraturas do calcâneo. Uma artrodese neste local funde a articulação para eliminar o movimento, o que ajuda a corrigir a deformidade e a melhorar os sintomas.

A artrodese sublatar consiste na artrodese da articulação subtalar, artiulação entre o calcâneo e o tálus. Normalmente é um procedimento de médio porte, no qual a articulação subtalar é artrodesada e fixada com 2 parafusos (normalmente). Assim como ocorre na artrodese tripla neste procedimento o movimento do tornozelo não é afetado, de modo que apenas o movimento de acomodação do pé em terrenos irregulares (movimento da subtalar) é afetado em detrimento de melhora da deformidade e dor.

Artrodese do Hallux:

 

A artrodese do hallux consiste na artrodese da articulação metatarsofalangeana do hallux (1º dedo). Este procedimento é realizado em casos mais graves de hallux valgo (joanete) ou hallux rígidus (artrose do hallux). Normalmente é um procedimento de médio porte, no qual a articulação do hallux é artrodesada e fixada de maneira rígida com 1 placa e parafusos. Neste procedimento o movimento do 1º dedo é bloqueado, em detrimento da melhora da deformidade e/ou dor.

Última modificação porMarcio R4
Quanto você gostou deste artigo?0000

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *