Hemangioma na coluna

O hemangioma é uma proliferação vascular benigna que pode ser capilar ou cavernosa. O hemangioma vertebral geralmente é assintomático e descoberto incidentalmente quando e feito algum exame complementar, sendo relatada incidência de 11% em uma série de necropsias. São lesões ósseas vasculares intraósseas que podem ter extensão extraóssea, sendo a maior parte assintomática. Dessa forma, o diagnóstico de hemangioma na coluna frequentemente ocorre por acaso, por meio de exames de imagem feitos por outros motivos (por exemplo, dor nas costas).

Nenhum tratamento este indicado nestes casos. Quando sintomático, a apresentação mais frequente ocorre sob a forma de dorsalgia e, em alguns casos, pode estar associada a compressão radicular ou medular, causando déficits sensitivo e motor. A coluna torácica e a lombar são os locais mais acometidos pelos hemangiomas vertebrais.

, Hemangioma na coluna, Ortopedista Especialista em Coluna de Brasília - DF

Apenas 1% dos pacientes possuem sintomas, que podem ser dor ou déficit neurológicos. Os raros casos sintomáticos merecem tratamento, que pode consistir em injeção de cimento ósseo vertebral (vertobroplastia ou cifoplastia para tratamento de fraturas), estabilização cirúrgica, injeção intralesional de álcool ou radioterapia.

Nos casos sintomáticos, quando há apenas dor na coluna e subsídios suficientes para atribuir a dor ao achado de hemangioma vertebral, o tratamento de escolha pode ser a vertebroplastia. Quando há lesão neurológica por compressão das raízes nervosas ou da medula espinhal, a cirurgia deve envolver a descompressão cirúrgica (hemi, laminectomia ou costotransversectomia) e ressecção do hemangioma que estiver protruindo para dentro do canal espinhal e, posterior reconstrução da vértebra acometida.

Saiba mais sobre tumores da coluna>
Tratamento da dor com acupuntura >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Coluna-Brasília
Coluna-Brasília

Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília-DF, atua principalmente no tratamento da dor e afecções da coluna. Preconizamos o tratamento conservador e medidas sem cirurgia com enfoque na reabilitação muscular e postural, através de protocolos exclusivos. Temos médicos e fisioterapeutas especialistas.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *