07 causas de dor na escápula

Dor na escápula (osso de formato triangular que fica logo atrás do ombro) pode limitar os movimentos do braço e prejudicar suas atividades diárias. O tipo de dor pode variar, de aguda a uma ardência, podendo afetar/irradiar regiões próximas como o ombro.

Conheça as possíveis causas

1. Má postura: sentar-se com uma postura inadequada por um período prolongado pode fazer com que a sua coluna sofra alterações estruturais e assim desencadear dor na escápula.

2. Levantar peso de forma incorreta: levantar o peso acima da cabeça sem uma técnica adequada ou erguer objetos muito pesados podem sobrecarregar os músculos, prejudicar suas articulações ou até lesionar o ombro – o que, por fim, pode indicar uma dor sob ou próxima à escápula.

3. Uso excessivo: se por algum motivo, você abusou da sua coluna, seja para fazer uma tarefa como pintar o teto ou mudar os móveis de lugar, é provável que você tenha exigido demais da parte superior das suas costas e ombros, podendo acarretar entorses de ligamentos e tensões musculares. E assim desencadear dor entre a escápula e a espinha, por exemplo.

4. Hérnia de disco cervical: aqui a escápula pode ser afetada de duas formas. No caso de uma hérnia de disco na coluna cervical inferior, a dor pode irradiar para dentro ou perto da escápula. Embora menos comum, também pode ocorrer uma hérnia de disco na espinha torácica e desencadear dor próxima à escápula.

5. Problema cardíaco: sim, algumas condições cardíacas podem provocar dor na escápula. A dissecção aórtica, em alguns casos, gera dor intensa próxima à escápula. Um ataque cardíaco também pode se manifestar em dor intensa na parte superior da coluna e/ou ombros.

6. Fratura por compressão: esse tipo de fratura ocorre quando um osso vertebral, especialmente na parte superior da coluna, enfraquece e comprime, causando dor na coluna. Esse quadro é mais comum em adultos mais velhos com osteoporose.

7. Discinesia da escápula: disfunção do funcionamento dos músculos da região.

Agendar avaliação e tratamento >
Tratamentos com fisioterapia e pilates >
Lesões da cintura escapular >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Ombro-Brasília
Ombro-Brasília

Dr. Márcio R. B. Silveira, criou a Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília / DF, para atuar principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *