07 causas de dor na escápula

Dor na escápula (osso de formato triangular que fica logo atrás do ombro) pode limitar os movimentos do braço e prejudicar suas atividades diárias. O tipo de dor pode variar, de aguda a uma ardência, podendo afetar/irradiar regiões próximas como o ombro.

, 07 causas de dor na escápula, Ortopedista Especialista em Ombro de Brasília - DF

Conheça as possíveis causas

1. Má postura: sentar-se com uma postura inadequada por um período prolongado pode fazer com que a sua coluna sofra alterações estruturais e assim desencadear dor na escápula.

2. Levantar peso de forma incorreta: levantar o peso acima da cabeça sem uma técnica adequada ou erguer objetos muito pesados podem sobrecarregar os músculos, prejudicar suas articulações ou até lesionar o ombro – o que, por fim, pode indicar uma dor sob ou próxima à escápula.

3. Uso excessivo: se por algum motivo, você abusou da sua coluna, seja para fazer uma tarefa como pintar o teto ou mudar os móveis de lugar, é provável que você tenha exigido demais da parte superior das suas costas e ombros, podendo acarretar entorses de ligamentos e tensões musculares. E assim desencadear dor entre a escápula e a espinha, por exemplo.

4. Hérnia de disco cervical: aqui a escápula pode ser afetada de duas formas. No caso de uma hérnia de disco na coluna cervical inferior, a dor pode irradiar para dentro ou perto da escápula. Embora menos comum, também pode ocorrer uma hérnia de disco na espinha torácica e desencadear dor próxima à escápula.

5. Problema cardíaco: sim, algumas condições cardíacas podem provocar dor na escápula. A dissecção aórtica, em alguns casos, gera dor intensa próxima à escápula. Um ataque cardíaco também pode se manifestar em dor intensa na parte superior da coluna e/ou ombros.

6. Fratura por compressão: esse tipo de fratura ocorre quando um osso vertebral, especialmente na parte superior da coluna, enfraquece e comprime, causando dor na coluna. Esse quadro é mais comum em adultos mais velhos com osteoporose.

7. Discinesia da escápula: disfunção do funcionamento dos músculos da região.

Agendar avaliação e tratamento >
Tratamentos com fisioterapia e pilates >
Lesões da cintura escapular >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Ombro-Brasília
Ombro-Brasília

A Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília / DF foi criada para atuar no tratamento das afecções osteomusculares, principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocados tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas e luxações em todas as idades, com foco em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural.

4 Comments

João Baptista Risi Junior

Minha esposa tem 76 anos, sofre de artrose avançada no ambro esquerdo, joelhos e coluna lombar. Tem osteoporose na coluna lombar. Sente dor quando parda em pé. Há 15 dias surgiu forte dor nas costas, mais localizada na região subescapular., que só cede quando deitda. Dor resistente a anti-inflamatórios. Há anos pratica hidroterapia, e Pilates no último ano. O que mais pode ser feito?

Responder
Ombro-Brasília

Olá, João Batista, a primeira coisa é descartar algum problema cardíaco. Principalmente em mulheres, pela alta taxa de dor atípica. Não sendo isso, como ela já tem artrose avançada no ombro, essa é a causa. Pelo relato, vocês já estão tratando há bastante tempo, com várias medidas indicadas. Como não está fazendo mais efeito, podem ser realizados bloqueios nervosos para retirar a sensação de dor ( https://pertodemimdf.com.br/tratamentodador/tecnicas-intervencionistas-no-tratamento-da-dor/ ) ou partir para artroplastia de ombro.

Responder
Vanessa

Tenho uma dor que começa no ombro e erradia pra escápula e fica ali parece que tem algo apertando ali

Responder
Ombro-Brasília

Vanessa, lembra muito contratura muscular, porque a dor está na topografia dos músculos e não devido hérnia discal ou compressão nervosa, que pode ser por questões posturais como descrito no artigo. Tem de fazer uma avaliação no consultório para indicar o melhor tratamento. Para controle da dor em casa pode ser feito uma compressa morna por 15 minutos: https://traumatologiaeortopedia.com.br/esportiva/compressa-quente-ou-fria-como-utilizar/

Responder

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *