tromboflebite

Tromboflebite

A tromboflebite, ou trombose venosa superficial, é uma inflamação de uma veia do sistema venoso superficial causada pela formação de um trombo (coágulo) que, na maior parte das vezes, surge relacionada com varizes dos membros inferiores.  A situação fica mais grave quando o coágulo se propaga ou se forma em veias maiores, como a veia safena na coxa ou veias profundas.

Qual a causa da tromboflebite superficial?
A tromboflebite superficial pode ocorrer em varizes nas pernas. Pode ocorrer também em veias que foram usadas para retirar sangue ou para injetar soro ou medicamentos. Veias localizadas em locais onde ocorreu um pequeno trauma podem desenvolver tromboflebite. Em raros casos, a tromboflebite pode ocorrer em veias normais em pacientes com tendência familiar a formar coágulos (trombofilia).

Quais são os sintomas da tromboflebite superficial?
A tromboflebite superficial geralmente causa dor sobre uma veia na perna ou no braço. A área afetada fica endurecida, inchada, quente e avermelhada.

tromboflebite

Qual o tratamento da tromboflebite?

O tratamento da tromboflebite superficial é feito com:

• Anti-inflamatórios por 7 a 10 dias;
  • Elevação dos membros inferiores;
  • Manter-se ativo (encorajar o paciente a caminhar; o repouso absoluto é contraindicado);
  • Meias elásticas compressivas (após descartada lesão arterial);
  • Anticoagulação de curta duração nos pacientes com alto risco para trombose venosa profunda (TVP).

A tromboflebite superficial pode evoluir para TVP, principalmente nos 3 meses seguintes ao quadro inicial. Além disso, uma proporção significativa dos pacientes pode ter TVP concomitante ao quadro de tromboflebite. São considerados sinais de alto risco para TVP:

• Localização: há pelo menos 5 cm das junções superficiais e profundas (junção safeno-femoral, no terço médio da coxa ou acima; ou junção safeno-poplítea, no terço proximal da perna);
  • Tamanho: segmento afetado maior ou igual a 5 cm de extensão.

Há outros fatores associados a maior risco de TVP nos pacientes com tromboflebite superficial, como: idade acima de 60 anos, sexo masculino, tromboflebite superficial bilateral, infecção sistêmica e ausência de veias varicosas. Além disso, avaliar os fatores de risco usuais para TVP, como imobilização, cirurgias, trombofilia, malignidade, gravidez, uso de estrógenos.

A prevenção da tromboflebite

Estando a tromboflebite associada na maioria das vezes a varizes dos membros inferiores, a prevenção passa principalmente pelo controlo desta doença, como atividade e usp de meias elásticas de compressão.

Não há indicação de antibioticoterapia nos casos não complicados, somente se presença de sinais de infecção (febre alta, drenagem purulenta). Não é necessário anticoagular pacientes com tromboflebite submetidos à ablação com radiofrequência ou laser ou com tromboflebite associada ao uso de cateteres endovenosos.