homem pedra 001

Fibrodisplasia ossificante progressiva

A fibrodisplasia ossificante progressiva (FOP) é uma doença genética extremamente rara, que afeta uma pessoa em cada dois milhões.

Os ossos estão constantemente crescendo e consertando a si próprios. O esqueleto se renova totalmente a cada dez anos. Nesta doença o processo está desequilibrado: alguns tecidos de seu organismo, como músculos e tendões, se calcificam e se transformam em osso.

Por isso, qualquer pancada é um perigo – enquanto pessoas comuns ficam com marcas roxas que depois desaparecem, quem tem FOP reage diferente e faz com que cresça um osso sobre outro já existente.

Estas ossificações aparecem nas articulações em locais onde não deveriam estar, fazendo com que o corpo dos doentes fique cada vez mais rígido.

homem pedra 001

Análises de ossos de pacientes com FOP mostram que todos têm uma quantidade excessiva de uma proteína envolvida na criação dos ossos.

A produção dessa proteína é determinada pelos genes. Por isso os pesquisadores começaram a considerar que a doença pudesse estar relacionada a um problema genético.

Leia mais:

Lesões pseudo-tumorais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

New Report

Close