Fibrodisplasia ossificante progressiva

A fibrodisplasia ossificante progressiva (FOP) é uma doença genética extremamente rara, que afeta uma pessoa em cada dois milhões.

Os ossos estão constantemente crescendo e consertando a si próprios. O esqueleto se renova totalmente a cada dez anos. Nesta doença o processo está desequilibrado: alguns tecidos de seu organismo, como músculos e tendões, se calcificam e se transformam em osso.

Por isso, qualquer pancada é um perigo – enquanto pessoas comuns ficam com marcas roxas que depois desaparecem, quem tem FOP reage diferente e faz com que cresça um osso sobre outro já existente.

Estas ossificações aparecem nas articulações em locais onde não deveriam estar, fazendo com que o corpo dos doentes fique cada vez mais rígido.

Análises de ossos de pacientes com FOP mostram que todos têm uma quantidade excessiva de uma proteína envolvida na criação dos ossos.

A produção dessa proteína é determinada pelos genes. Por isso os pesquisadores começaram a considerar que a doença pudesse estar relacionada a um problema genético.

Leia mais:

Inscrever-se
Avisar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Traumatologia e Ortopedia
0
Deixe um comentário ou dúvida sobre o assunto aqui. Não precisa de conta, todos podem escrever.x
()
x

New Report

Close