baripodometria

Exame de Baropodometria

O exame de baropodometria é um método moderno de medir e quantificar as pressões nas diversas partes do pé durante o apoio por um aparelho chamado baropodômetro. O “teste da pisada”, como também pode ser chamado, consiste em uma plataforma de sensores conectados ao computador e para a realização do exame, basta o paciente se posicionar sobre essa plataforma que faz a leitura dos pés, sendo possível essa avaliação ser estática, ou seja, parado sobre a plataforma, ou ser dinâmica, andando, correndo, saltando, etc.

baripodometria

Dessa forma os dados são passados para o aplicativo que reproduz uma imagem completa e colorida em escala termográfica da pisada, permitindo assim diagnosticar com precisão se algo está errado com seu tipo de pé ou pisada e qual o impacto na sua postura e no seu movimento.

O objetivo desse exame consiste em diagnosticar o tipo de pisada e direcionar exercícios ou palmilhas para a correção, identificar áreas com maior pressão ou dor, detectar fatores de risco para o paciente diabético, e analisar a postura para investigar possíveis disfunções na coluna, quadril, joelhos, pés ou tornozelos. 

Como é feito

O exame é feito por um profissional habilitado, muitas vezes um fisioterapeuta ou ortopedista, e não requer preparação prévia. Para realizar o diagnóstico, é utilizado um equipamento chamado baropodômetro, responsável por capturar pontos de pressão na sola do pé que são convertidos em unidade de pressão (quilopascal).

O teste possui duas etapas essenciais:

Análise estática: com o paciente parado em cima do equipamento, é feita a avaliação e a análise do formato dos pés, que podem ser classificados como plano, cavo ou normal. Além disso, é observado o centro de gravidade e as áreas de maior pressão. Dessa forma, é possível identificar alterações na estrutura e na postura do corpo.

Análise dinâmica: na segunda etapa do teste, o paciente se mantém em movimento, caminhando sob a plataforma. Os dados indicados pelo baropodômetro irão revelar o tipo de pisada (pronada, supinada ou normal), o centro de gravidade e as possíveis alterações biomecânicas.

Quando é indicado

Segundo o especialista, o exame pode ser solicitado por qualquer pessoa durante uma consulta ortopédica. O médico irá fazer a análise do quadro clínico e, se a baropodometria se mostrar necessária, o paciente será encaminhado para um fisioterapeuta com conhecimento em biomecânica, cinesiologia, posturologia e reabilitação.

Os sinais mais comuns que levam a realização do teste são:

  • Dores ao caminhar
  • Dor nos joelhos ou tornozelos
  • Falta de equilíbrio
  • O famoso “tropeçar no próprio pé” constantemente
  • Apresentação de lesões rotineiras nos pés.

O teste não possui limitações de idade, podendo ser aplicado em crianças ou adultos. Dificilmente adultos que apresentam dores ao caminhar não tinham isso desde mais novos.

No caso dos mais novos, os pais e responsáveis devem ficar atentos. Caso os pais ouçam reclamações constantes de dores, a criança evita caminhar, ou até mesmo reclama de falta de coordenação, é indicado levar para análise.

A dor começando na fase adulta, o exame acontece para identificar possíveis mudanças ósseas, musculares e identificação da necessidade de uma palmilha de apoio especial.


Saiba mais: Tipos De Pés – Traumatologia E Ortopedia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

New Report

Close