dor glutea

Dor glútea profunda

Dor glútea profunda é o nome genérico dado a patologias que causam dor na região das nádegas, geralmente por uma compressão do nervo ciático ou do nervo pudendo nessa região.

O que causa a Dor Glútea Profunda?

A dor na nádega é geralmente causada por uma compressão do nervo ciático na região glútea, que ocorre principalmente por um encurtamento ou contratura do músculo piriforme (um dos rotadores externos curtos do quadril), músculo que está em íntimo contato com o nervo, e daí a chamada Síndrome do Piriforme.

Entretanto, nem toda dor glútea profunda é causada pelo músculo piriforme, portanto, outras causas de dor na região das nádegas também devem ser investigadas; encurtamento de outros músculos, bandas fibrosas, alterações anatômicas e até mesmo endometriose podem ser causas de compressões nervosa no espaço glúteo profundo.

Além disso, bursites e tendinites e o impacto ísquio-femoral, este último, um contato anormal entre o fêmur e a borda do ísquio (região do osso pélvico, sobre a qual nos sentamos), por conta de uma diminuição da distância entres esses dois ossos, também podem levar a dor na região dos glúteos, bem como patologias na coluna podem apresentar sintomas similares.

piriforme gluteo grande medio trocanter

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico da dor glútea profunda é complexo e depende da realização de uma anamnese bem colhida, um exame físico realizado minuciosamente e exames de imagem complementares, que auxiliam tanto no diagnóstico dessa patologia, quanto na exclusão de possíveis outras doenças.

dor glutea

Como é tratada a Dor Glútea Profunda?

O tratamento inicial é conservador, com medicações analgésicas, mudanças de atividades e Fisioterapia para analgesia, alongamento, reequilíbrio muscular, deslizamento neural e liberação miofascial.

Caso o tratamento inicial não seja efetivo, podem ser realizadas infiltrações locais com analgésicos e até mesmo toxina botulínica para relaxamento da musculatura contraturada. Em último caso, é indicado o tratamento cirúrgico para liberação do nervo ciático (neurólise) ou ressecção de estruturas anômalas responsáveis pela compressão nervosa.

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.