Ângulo de Ferguson

Início Fóruns Traumatologia e Ortopedia Ângulo de Ferguson

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • #120201 Responder
    AvatarMarcioR4
    Mestre

    Ângulo de Ferguson para lordose lombar.

    O (c) corresponde ao ângulo de Ferguson para escoliose

    Esta distância D quantiza a curvatura indicando o desvio lateral da coluna. Já no modelo ilustrado na Figura 2(b), também denominado como “balanço” da coluna, mede-se a distância
    R2 da borda da imagem até uma vértebra onde acredita-se começar a desvio. Este processo é repetido em outra vértebra na parte inferior da imagem estimando-se a distância ilustrada como R3 na figura. O balanço é medido pela relação |R2-R3| e indica a diferença entre o alinhamento da região lombar com a cervical. Por fim, na Figura 2(c) traça-se duas retas tangentes a região formando entre elas um ângulo “û”. Esta medida angular também é denominada de ângulo de Ferguson.

    O método de Risser-Ferguson é utilizado para escoliose, e não para cifose, embora possa ser modificado para esse fim. A técnica consiste em definir qual vértebra se encontra mais rodada e no ápice da curvatura.

    É importante não confundir o “método de Risser-Ferguson” com o “sinal de Risser”, que é utilizado para definir o potencial de crescimento ósseo.

    Esta é uma plataforma colaborativa, para trocar informações no ramo de Traumatologia e Ortopedia. Contribua com informações e arquivos que estejam faltantes e através dos comentários nos artigos e tópicos. Quer ter um grupo privado para seu curso, residência ou liga, com fórum e arquivos reservados aos membros e com moderação própria? Peça aos administradores.

Visualizando 1 post (de 1 do total)
Responder a: Ângulo de Ferguson

Você pode usar BBCodes para formatar seu conteúdo.
Sua conta não pode usar BBCodes avançados, eles serão removidos antes de serem salvos.

Sua informação:




Traumatologia e Ortopedia

New Report

Close