Ossos acessórios do pé

Correspondem a centros de ossificação separados que não se fundiram ao osso mais próximo. Devido a importância, será discutido apenas o navicular acessório e o os trígono.

 

 

Navicular társico acessório

 

Os tibiale externo ou pré-halúx, localizado na face medial do navicular.

O tendão do tibial posterior está nele inserido, enfraquecendo o suporte dinâmico que o tendão exerce no arco longitudinal, levando ao pé plano valgo.

Pode haver dor e a pressão do calçado leva a formação de uma bursa inflamatória. O pré-halúx ainda pode se fundir na adolescência com o navicular formando uma proeminência denominada “navicular cornudo”.

O tratamento para ambas as situações é inicialmente conservador (palmilhas e, em casos agudos, infiltração + tala gessada por 03 semanas).

Em caso de recidiva opta-se pela excisão do pré-halúx com reinserção do tendão tibial posterior na face plantar do osso navicular + tala por 03 semanas seguida de palmilha (Técnica de Kidner).

 

Os trigonum

 

Na face posterior do talo existe um sulca por onde passa o flexor longo do hálux, que é delimitado por 02 proeminências ósseas (medial e lateral).

A falta de união do centro de ossificação da proeminência lateral (geralmente devida sucessivas microlesões de impacto com a borda póstero-inferior da tíbia na flexão plantar) leva a formação de um osso acessório denominado Os trigonum.

O diagnóstico diferencial ao exame físico com a enfermidade de Hanglund é a dor durante a flexão plantar.

O tratamento é conservador na fase aguda e, na maioria das vezes, é cirúrgico mediante a ressecção do tubérculo posterior.


Os Vesalianum


Ossículo acessório presente próximo à base do 5º metatarsal. Ele está presente em cerca de até 0,1% e 0,4% da população. Na maioria das vezes é considerada um achado de exame, assintomático, porém, existem casos em que ele está relacionado à síndromes dolorosas.

rx obliquo do pe

A identificação de uma articulação com o cuboide ajuda na orientação diagnóstica, sugerindo os vesalianum, entretanto exames complementares tais como tomografia computadorizada ou ressonância magnética podem auxiliar na diferenciação diagnóstica.


Os Peroneum


O os peroneum ou osso fibular acessório, é um osso sesamóide, ou seja, osso que se localiza dentro de um tendão. Ele fica dentro do tendão fibular longo, próximo à articulação calcaneocubóidea. Ë muito mais frequente que os anteriores, podendo estar presente entre 9% e 26% das pessoas. Assim como os outros, este costuma ser assintomático, entretanto não são raros os casos em que pode estar associado a tendinopatias dos tendões fibulares e dores localizadas na região da borda lateral do pé.

rx lateral do pe

Preciso retirar meu osso acessório?

A resposta para essa pergunta na maioria das vezes é NÃO! Entretanto, quando o indivíduo apresenta sintomatologia refratária as medidas conservadoras, essa pode se tornar uma opção

O que é o processo de Stieda?

Trata-se de um prolongamento ósseo na região posterior do tálus, com a mesma origem do os trigonum, só que fundido ao tálus. Tanto uma estrutura como a outra, os trigonum ou Stieda, podem causar síndrome do impacto posterior.

Última modificação porMarcio R4
Quanto você gostou deste artigo?0000

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *