mao bionica osso

Mão biônica funde-se com ossos, músculos e nervos do paciente

A mão biônica baseia-se numa tecnologia revolucionária que se liga diretamente aos ossos, músculos e nervos do paciente, criando uma interface homem-máquina que permite à Inteligência Artificial traduzir os sinais cerebrais em movimentos precisos e simples.

mao bionica osso

A paciente tem, agora, um sentido de tato limitado e pode mover os seus cinco dedos biónicos individualmente com uma taxa de sucesso de 95%.

Os investigadores alegam que é a primeira vez que uma mão robótica com elétrodos internos demonstra viabilidade a longo prazo para amputações abaixo do cotovelo.

Até hoje, a maioria dos modelos tem elétrodos sensoriais no exterior, mesmo por baixo da “pele” do robô, diluindo a qualidade e a quantidade de sinais sensoriais que entram e saem da mão robótica.

Durante a última década, Ortiz Catalán tem estado a trabalhar numa solução melhor que se baseia na “osseointegração”. Ou seja, quando um implante é colocado no osso de uma pessoa, as células ósseas crescem firmemente à sua volta, numa integração “tão forte que podemos fixar o membro artificial diretamente ao esqueleto”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

New Report

Close