10 formas eficazes de pesquisar no Google

Para fazer uma busca completa no portal Traumatologia e Ortopedia, faça aqui >

1. Este ou aquele

Quando não temos certeza sobre os termos ou nomes corretos a pesquisar existe uma excelente solução, pois basta colocar algumas potenciais variações daquilo que procuramos e separá-los, digitando o símbolo ”|” . Em substituição deste símbolo podemos usar a simples expressão “OR” .

2. Pesquisa através de sinônimos

Se há coisa em que o nosso idioma é extremamente rico é em sinônimos, o que se torna MUITO conveniente em qualquer pesquisa online.

Por exemplo, se temos necessidade de encontrar sites sobre um determinado assunto, é possível acrescentar o símbolo “~” na nossa pesquisa. Por exemplo, ao procurar por “fruta ~sobremesa” iremos ver resultados sobre os benefícios da fruta, culinária,etc.

3. Pesquisa direta dentro de sites

Leu um artigo que gostou ou lhe interessou bastante e precisa de partilhar ou pretende voltar a ler mais tarde? É muito simples pesquisar diretamente dentro de um site, basta escrever o endereço do site e uma das palavras chaves ou frase completa que se recorde associada ao artigo de interesse.

4. O poder do asterisco *

Quem nunca teve bloqueios mentais quando fez uma pesquisa que atire a primeira pedra! Falta-nos uma palavra-chave, um número ou mesmo uma frase, acontecendo sempre naquele momento em que mais precisamos de encontrar algo. Ora, o poderoso “*” – asterisco – pode ajudar em algumas situações no lugar da palavra/frase que não consigamos recordar. Apesar de não ser garantido, a dica funciona com grande probabilidade.

5. Quando faltam várias palavras

Se é a metade mais longa da frase que não se lembra ao invés de uma única palavra-chave, o utilizador deve tentar escrever as primeiras e últimas colocando “AROUND + (o número aproximado de palavras em falta)”. Por exemplo, “explicada AROUND(6) Apple”

6. Período de tempo

Com a urgência necessária dos dias de hoje, por vezes temos de aceder a informação sobre eventos que ocorreram durante um determinado período de tempo. Para fazer isso, basta adicionar um calendário para a nossa consulta de pesquisa com a ajuda de três pontos entre as datas. Por exemplo, se queremos descobrir sobre as descobertas espaciais numa determinada data: descoberta espaço 1950…1970

7. Pesquisa por um título ou link (URL)

Para ajudar a encontrar as palavras-chave e o nome de um artigo, basta digitar “intitle:” antes do termo de pesquisa, sem espaços entre elas. Para encontrar as palavras de um link (URL), há que utilizar “inurl:”

8. Encontrar sites semelhantes

Para quem pretender encontrar algo que goste nas fontes que está habituado a consultar, então basta acrescentar “related:” e de seguida o endereço do site principal.

9. Toda a frase

Escrever de forma precisa aquilo que já existe é a forma mais direta para encontrar aquilo que procuramos, mas isso não é possível para a grande maioria dos comuns mortais. Assim, usando as aspas, como se vê no exemplo abaixo, é a forma mais direta de obter aquele resultado que estamos mesmo atrás.

Se, por outro lado, escrevermos “here comes johnny singing oldies goldies” entre aspas, obtemos apenas esses resultados onde estas palavras aparecem apenas na ordem escrita o que acaba por ser tornar para, por exemplo, encontrar a letra de uma música quando apenas sabemos uma linha ou expressão.

10. Palavras de pesquisa sem importância

Para remover palavras sem qualquer importância de pesquisa na nossa consulta, basta simplesmente escrever um símbolo menos “-” antes de cada palavra.

Deixe um comentário