Cervicobraquialgia

 
A cervicobraquialgia representa uma dor no pescoço que irradia para o ombro e/ou braço podendo ser unilateral ou bilateral.

Nem sempre que estes sintomas se manifestam eles são indicação clara de que se trate de cervicobraquialgia, visto que outras patologias ortopédicas podem apresentar esta sintomática. Assim, é bem importante consultar um especialista para obter o melhor diagnóstico.

As principais causas desse sintoma são as compressões nervosas na coluna, sendo que os nervos em questão são responsáveis pela sensibilidade e pela força motora dos membros superiores. Assim, por exemplo, o nervo da região cervical pode gerar dores ou sensação de formigamento no braço.

Causas e sintomas comuns para a cervicobraquialgia

Os problemas de coluna são, portanto, os principais responsáveis pela cervicobraquialgia.
Entre estes problemas, o mais comum é que a mesma seja causada por um estreitamento no canal cervical ou por uma hérnia discal.

Outras causas, como tumores, fraturas e infecções na região da coluna são menos frequentes mas podem também motivar o aparecimento da cervicobraquialgia.

Na compressão de nervos na coluna cervical, são comuns os seguintes sintomas:

  • Dor no pescoço que irradia para o ombro esquerdo;
  • Dor no pescoço que irradia para o ombro direito;
  • Dor no pescoço que irradia para o braço;
  • Sensação de choque;
  • Braço ou dedos das mãos com formigamento;
  • Perda de força nos membros.

Tratamento da cervicobraquialgia

Quando você desconfia que pode sofrer de cervicobraquialgia deve consultar um especialista da coluna para realizar um exame físico. Esse exame inclui uma avaliação de sua motricidade, de sua sensibilidade e de seus reflexos nos membros. A manobra de Spurling poderá também ser realizada para avaliar se existe compressão nervosa na cervical, podendo ainda ser necessária a realização de uma ressonância magnética, tomografia ou de uma eletroneuromiografia para complementar o diagnóstico.

Os tratamentos dependerão muito do diagnóstico realizado pelo especialista e podem ser de variados tipos, sendo os mais comuns a fisioterapia; a correção postural e exercícios com esta relacionados; as terapias manuais; a acupuntura e a cinesioterapia.

Alguns medicamentos poderão também ser introduzidos na rotina do paciente, de acordo com a avaliação médica concretizada. Até mesmo alguns casos de hérnia de disco cervical que necessitam de tratamento cirúrgico. Fique atento principalmente se dores muito intensas associadas alteração de força muscular e perda de sensibilidade no braço.

Inscrever-se
Avisar sobre
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Traumatologia e Ortopedia
0
Deixe um comentário ou dúvida sobre o assunto aqui. Não precisa de conta, todos podem escrever.x
()
x

New Report

Close