arredondamento quadril

5 motivos da dor ao trabalhar sentado

1 – Encurvamento da coluna lombar

A coluna é outra vítima recorrente dos vícios posturais e uma das mais frequentes causas de dor ao trabalhar sentado. Ao passar o dia sentado, há maior a chance de sua coluna “deslizar” pela cadeira ou se inclinar para a frente, ficando “corcunda”. Essa flexão é bastante prejudicial para a coluna vertebral.

encurvamento

Músculo iliopsoas e dor lombar >

2 – Sobrecarga sobre o quadril

Outras áreas também sofrem com o mau hábito de passar o dia sentado por muito tempo sem intervalos. O quadril é uma delas. Quem gosta de ficar com a perna cruzada, por exemplo, deixando uma perna relaxada sobre a outra, gera uma sobrecarga no quadril.

sentado correto

Um dos possíveis efeitos é o aparecimento de dor ao trabalhar sentado na região do glúteo. Ela pode irradiar pela perna, lembrando a sensação de quando o nervo ciático está inflamado ou comprimido.

Medidas para melhora da ergonomia >

3 – Redução da flexibilidade muscular do quadril

Uma consequência é o encurtamento dos músculos do quadril. Mais comum nos homens e reduz a mobilidade do quadril. Isso faz com que fique limitado em alguns movimentos e provoque dor ao trabalhar sentado.

arredondamento quadril

Pessoas que trabalham muito tempo sentadas ou que dormem de lado com os quadris flexionados (com os joelhos perto do peito) aumentam ainda mais esse encurtamento, pois o músculo nunca é submetido a um alongamento.

Melhorar o alongamento dos músculos do quadril >

4 – Compressão no joelho e estiramento no tornozelo

Quando estamos sentados, o simples fato de o joelho ficar dobrado já exerce uma pressão sobre a cartilagem articular que reveste as estruturas ósseas do local. Além disso, ocorre estiramento dos ligamentos do tornozelo.

dor articular sentado

Exercícios para quem trabalha sentado >

5 – Dor nas costas, pescoço e região escapular

como a ma postura provoca dor no pescoao 2

Anteriorização da cabeça é demonstrada pela inclinação do pescoço para frente, colocando assim, a cabeça na frente dos ombros. Esta posição da cabeça provoca muito estresse podendo na maioria dos caos causar muitas dores no pescoço ou irradiada, como dores na face, DTM (Distúrbio Temporomandibulares), omoplatas, ombros e cotovelos.

Postura e dor na cintura escapular >

Algumas dicas para evitar dor ao trabalhar sentado

  • No caso dos joelhos, o ideal é que eles fiquem flexionados num ângulo de aproximadamente 45 graus, ou seja, levemente esticados. Assim, a pressão sobre a articulação é menor do que se eles estivessem dobrados a 90 graus ou mais.
  • A dica dos joelhos, porém, deve ser acompanhada de um cuidado com tornozelos e pés. Como o indicado é que a planta dos pés esteja sempre totalmente apoiada. Ao deixar os joelhos flexionados em 45 graus será necessário um apoio para os pés com a mesma inclinação, como se fosse uma pequena rampa. Assim, você garante plantas apoiadas sem forçar os tornozelos.
  • Para a coluna, prefira cadeiras que ofereçam encosto para toda a extensão das costas. Além disso, uma pequena almofada ou apoio na altura da lombar ajudam a diminuir a pressão na região.
  • Altura da cadeira: é importante que o quadril esteja na mesma altura do joelho.
  • Por último, uma simples e rápida caminhada durante o trabalho já traz benefícios ao seu corpo. Levantar da cadeira nem que seja para ir até a mesa do colega de trabalho já é suficiente para aliviar aquela pressão sobre suas articulações. 
  • Veja mais em ergonomia no trabalho para evitar dor ao trabalhar sentado >

Conheça sobre a síndrome do piriforme >
Fáscia toracolombar e a estabilidade do quadril >
Causas de dor postural na parte de cima das costas >
Importância do sono no controle da dor >

Referências

  • A importância da manutenção de bons níveis de flexibilidade nos trabalhadores que executam suas atividades laborais sentados
  • Análise ergonômica dos postos de trabalho de operadores de caixa de supermercado
  • Condição ergonômica dos postos de trabalho e dor percebida de trabalhadores em escritórios da Universidade Federal de Juiz de Fora

TEM ALGUMA DÚVIDA? Deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

New Report

Close