Dor plantar de origem nervosa: Diagnóstico diferencial

Os sintomas da compressão do nervo plantar medial e lateral são dor quase constante, com e sem descarga de peso, o que ajuda a diferenciar da compressão do nervo plantar medial e lateral da fascite plantar. A dor é costuma ser crônica, intratável e agravada por atividades de alto impacto, como correr. Contudo, o simples ato de ficar em pé costuma ser difícil. Queimação, falta de sensibilidade e parestesias estão normalmente ausentes.

, Dor plantar de origem nervosa: Diagnóstico diferencial, Ortopedista Especialista em Tornozelo e Pé - DF

Diagnóstico

  • Avaliação clínica
, Dor plantar de origem nervosa: Diagnóstico diferencial, Ortopedista Especialista em Tornozelo e Pé - DF

A compressão do nervo plantar medial e lateral pode ser confundida com fascite plantar, esporão calcâneo e também com a síndrome do túnel do tarso. Em geral, na compressão do nervo plantar medial:

  • Outros sinais da síndrome do túnel tarsal (p. ex., sinal de Tinel) frequentemente estão ausentes.
  • Sintomas podem ser reproduzidos por palpação sobre a face proximal do abdutor do hálux, origem da fáscia plantar, ou ambos na fáscia plantar do tubérculo medial do calcâneo.
  • Com a compressão do nervo medial, há sensibilidade do arco medial proximal abaixo do osso navicular, algumas vezes com dor que se irradia para os dedos mediais.
  • Com a compressão do nervo plantar lateral, há sensibilidade ao longo da face medial plantar do calcanhar e do músculo abdutor do hálux.
, Dor plantar de origem nervosa: Diagnóstico diferencial, Ortopedista Especialista em Tornozelo e Pé - DF

Tratamento

  • Órtese, imobilização e fisioterapia

Imobilização e órteses para prevenir movimento irritante e pressão podem ser úteis, assim como fisioterapia e crioterapia. Se esses tratamentos não forem eficazes, a infiltração ou a descompressão cirúrgica cuidadosa do nervo podem ajudar a aliviar a dor.

Saiba o que é o neuroma de Morton >
Conheça as síndromes compressivas dos membros inferiores >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Tornozelo e Pé - Brasília
Tornozelo e Pé - Brasília

A Clínica Salus Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília / DF atua principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fratura e luxação em crianças e adultos, fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural, através de protocolo exclusivo baseado na análise cinemática da marcha.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *