cisto sinovial no pe

Cistos no pé

O cisto no pé também é um quadro que pode ser bastante incômodo e, eventualmente, atrapalha na rotina diária das pessoas com o problema. Na realidade, na maioria das vezes, trata-se de um tipo de nódulo específico que possui uma elevada incidência nesse local, que é o cisto sinovial.

Ele é bastante semelhante a uma pequena bolsa, cheia de um conteúdo aquoso proveniente da própria articulação ou de um tendão adjacente, que é o líquido sinovial. Essa substância tem a função principal de lubrificar essas estruturas, diminuindo o impacto, e está presente não apenas no calcanhar, mas também em joelhos, ombros e assim por diante.

O quadro pode se tornar incômodo quando a pessoa possui um defeito no processo de produção e com condições de fragilidade da cápsula ou na bainha do tendão, que pode acontecer sem causa aparente ou relacionada a diversas patologias, como a tendinite, a artrose, as lesões traumáticas e o reumatismo.

cisto sinovial no pe

QUAIS OS SINTOMAS DE UM CISTO SINOVIAL?

Os sintomas do cisto sinovial no calcanhar podem ser discretos, mas ficam mais evidentes em algumas situações, como em prática de atividades físicas, no uso de um tênis mais apertado ou após muitas horas em pé. Além do surgimento de uma pequena bolinha palpável na região, a dor pode surgir, embora isso não seja comum.

O quadro álgico e até mesmo o tamanho do cisto no calcanhar pode aumentar quando se usa mais a articulação em questão. Eventualmente, em casos mais severos, a área adjacente pode ficar mais inchada ou até mesmo desfigurada, ocasionando o rompimento e extravasamento do líquido e elevando a pressão das estruturas vizinhas.

Saiba mais sobre o cisto sinovial na mão >

O CISTO NO PÉ PODE SUMIR SEM TRATAMENTO?

Eventualmente, o cisto sinovial pode desaparecer sem precisar de nenhum tipo de tratamento, uma vez que o comportamento dessas estruturas tende a ser pouco previsível. Da mesma maneira que eles podem sumir espontaneamente, sem nenhuma intervenção médica, eles podem ficar estáveis ou aumentar de tamanho.

De qualquer forma, é aconselhável ter alguns cuidados com os pés e não expor a região a situações de muito estresse, pois isso poderá piorar a situação. A maioria dos cistos sinoviais nem chega a ter sintomas e incomodam mais por sua aparência. No entanto, se ficarem maiores, podem comprimir tendões ou nervos vizinhos.

COMO TRATAR O CISTO NO CALCANHAR?

O tratamento de um cisto no calcanhar dependerá de muitos fatores, sobretudo se ele causa dor e incômodo ou se é muito grande. Em casos mais severos, pode ser feita uma punção para esvaziar o seu conteúdo. Lembre-se de que esse procedimento, embora seja relativamente simples, só pode ser feito por um médico.

Outras opções incluem a aspiração ou a injeção de corticoides no local. Caso haja uma recidiva com cistos maiores, o mais indicado a ser feito é uma cirurgia para resolver o problema. O médico também pode lançar mão do uso de órteses e medicamentos anti-inflamatórios para aliviar a dor.

Saiba sobre o neuroma de Morton >
O que pode ser a dor no calcanhar >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.