artroplastia protese total de tornozelo

Artrose no tornozelo e tratamentos

A artrose de tornozelo se origina pelo desgaste progressivo da cartilagem das articulações do tornozelo. É comum que, com o passar dos anos, o tornozelo se mostre mais rígido e com deformações.

Também podem aparecer os clássicos osteófitos, que é uma condição muito dolorosa, além de limitante.

As causas que favorecem a aparição da artrose de tornozelo podem ser diversas:

• Ter sofrido várias entorses;
  • Ser esportista;
  • A presença de cistos ou crescimento ósseo anormal.
artroplastia protese total de tornozelo

Não obstante, os transtornos autoimunes, tais como a artrose reumatoide ou a psoríase, também podem favorecer a aparição progressiva desse problema.

Destacamos, por último, que nem sempre há uma causa específica que produz essa artrose de tornozelo. Às vezes, sofremos com o que se chama de “artrose primária”, característica de pessoas com idade avançada.

Saiba mais sobre a artrose >
Conheça sobre a lesão osteocondral do tálus >

Infiltrar o tornozelo

Um dos tratamentos mais habituais é a infiltração das articulações à base de ácido hialurônico ou de corticoides.

• As infiltrações melhoram a mobilidade das articulações de forma temporal (por um período), já que elas permitem a “lubrificação” dessas estruturas, proporcionando melhor mobilidade.

• Pratique exercícios de movimentação na piscina.
  • Caminhe por superfícies planas onde não haja desníveis.
  • Mantenha um peso adequado.
  • Evite o uso intensivo de sapatos de salto alto.
  • Procure andar algumas horas descalços pela casa, evitando regiões que possam causar riscos.

Tratamento cirúrgico

Quando nosso ortopedista dá o diagnóstico, temos a opção de aliviar esse problema mediante uma intervenção cirúrgica conhecida como artroscopia.

• É eficaz nas fases iniciais, onde se corrige a articulação mediante uma operação simples e, na maioria das vezes, rápida.

Por outro lado, e apenas nos casos mais graves, pode-se optar pela prótese do tornozelo onde a destruição da articulação está muito avançada.

Dessa maneira, recuperaremos a total mobilidade da articulação.

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.