Fui aprovada em um concurso que requer uma fase de exames físicos e meu joelho está doendo muito após iniciar corrida

Perguntas feitas no PortalCategoria: Perguntas de Traumatologia e OrtopediaFui aprovada em um concurso que requer uma fase de exames físicos e meu joelho está doendo muito após iniciar corrida
Dr. Márcio R. B. Silveira perguntou há 3 meses

Boa tarde! Fui aprovada em um concurso que requer uma fase de exames físicos. Há um mês comecei a correr e há pouco mais de uma semana, venho sentindo dores muito fortes nos joelhos. Um médico generalista me informou que seria tendinite e me receitou Ibuprofeno 600 por uma semana e agora, visto que as dores não melhoraram, estou tomando corticoide. Horas após os treinos de corrida, mal consigo caminhar. Me preocupo que haja algum problema além da tendinite e minha prova é daqui a cerca de um mês. Você poderia me ajudar?
 
Pergunta feita por Gabrielle

1 Respostas
Dr. Márcio R. B. Silveira respondeu há 3 meses

Oi, Gabrielle, essa é uma situação muito comum.
 
O que acontece é que querem acelerar muito o treino pra chegar na corrida necessária para o teste físico e inflamam o joelho. Insistindo no treino com dor, só vai piorar, não melhora.
 
Primeiro, pare de correr por duas semanas e treine bicicleta ou natação para não perder a capacidade cardiopulmonar. Pode tentar o elíptico. Faça uso dos remédios nessas duas semanas. Fisioterapia seria bom.
 
Já consegue realizar a corrida necessária para o teste? Falta quanto tempo para o teste? Assim vc faz um planejamento.
 
Tem de fazer musculação para os músculos da coxa e do quadril e o aumento da carga de corrida tem de ser gradual e sem dor. Existem planilhas que orientam, com treinos intervalados e de tiro. Teve dor, não force, faça compressa gelada por 15 minutos e aguarde um dia. Melhorou, retorne ao treino com uma carga 20% menor ou a que estava antes de aumentar por uma semana e tente aumentar novamente.
 
Na clínica temos um teste do movimento: https://drmarciosilveira.com/pacientes/topico/avaliacao-biomecanica-e-cinematica-da-marcha-ou-corrida/ para avaliar sua postura na corrida e desbalanços musculares.
 
A principal causa dessa dor é inflamação da gordura de Hoffa ou sobrecarga sobre o mecanismo extensor: https://especialistaemjoelhodf.com.br/hoffite-ou-sindrome-de-hoffa/
 
Um exame de ressonância magnética do joelho seria interessante para confirmar.

Traumatologia e Ortopedia

New Report

Close