Fui aprovada em um concurso que requer uma fase de exames físicos e meu joelho está doendo muito após iniciar corrida

Perguntas feitas no PortalCategoria: Perguntas de Traumatologia e OrtopediaFui aprovada em um concurso que requer uma fase de exames físicos e meu joelho está doendo muito após iniciar corrida
AvatarDr. Márcio R. B. Silveira perguntou há 10 meses

Boa tarde! Fui aprovada em um concurso que requer uma fase de exames físicos. Há um mês comecei a correr e há pouco mais de uma semana, venho sentindo dores muito fortes nos joelhos. Um médico generalista me informou que seria tendinite e me receitou Ibuprofeno 600 por uma semana e agora, visto que as dores não melhoraram, estou tomando corticoide. Horas após os treinos de corrida, mal consigo caminhar. Me preocupo que haja algum problema além da tendinite e minha prova é daqui a cerca de um mês. Você poderia me ajudar?
 
Pergunta feita por Gabrielle

1 Respostas
AvatarDr. Márcio R. B. Silveira respondeu há 10 meses

Oi, Gabrielle, essa é uma situação muito comum.
 
O que acontece é que querem acelerar muito o treino pra chegar na corrida necessária para o teste físico e inflamam o joelho. Insistindo no treino com dor, só vai piorar, não melhora.
 
Primeiro, pare de correr por duas semanas e treine bicicleta ou natação para não perder a capacidade cardiopulmonar. Pode tentar o elíptico. Faça uso dos remédios nessas duas semanas. Fisioterapia seria bom.
 
Já consegue realizar a corrida necessária para o teste? Falta quanto tempo para o teste? Assim vc faz um planejamento.
 
Tem de fazer musculação para os músculos da coxa e do quadril e o aumento da carga de corrida tem de ser gradual e sem dor. Existem planilhas que orientam, com treinos intervalados e de tiro. Teve dor, não force, faça compressa gelada por 15 minutos e aguarde um dia. Melhorou, retorne ao treino com uma carga 20% menor ou a que estava antes de aumentar por uma semana e tente aumentar novamente.
 
Na clínica temos um teste do movimento: https://drmarciosilveira.com/pacientes/topico/avaliacao-biomecanica-e-cinematica-da-marcha-ou-corrida/ para avaliar sua postura na corrida e desbalanços musculares.
 
A principal causa dessa dor é inflamação da gordura de Hoffa ou sobrecarga sobre o mecanismo extensor: https://especialistaemjoelhodf.com.br/hoffite-ou-sindrome-de-hoffa/
 
Um exame de ressonância magnética do joelho seria interessante para confirmar.

Traumatologia e Ortopedia

New Report

Close