dorlateralquadril

Dor na lateral do quadril

Os humanos se diferenciam da maioria dos mamíferos por serem majoritariamente bípedes. Tal postura leva à necessidade de estarmos apoiados em apenas um membro inferior por boa parte do tempo para nos locomovermos, seja caminhando ou correndo. E para locomovermos com mais eficiência (velocidade e economia de energia), desenvolvemos uma potente musculatura na região lateral do quadril para sustentar o peso do corpo e não cair para o lado quando estamos apoiados em um só pé – a chamada musculatura abdutora.

dorlateralquadril

A insuficiência deste grupo muscular é a responsável por boa parte das lesões por sobrecarga na região do quadril, em especial das dores laterais.

Historicamente os quadros dolorosos na região lateral do quadril foram nomeados, compreendidos e tratados como sendo quase sempre a “bursite trocantérica”.

No entanto, com o que sabemos hoje, entendemos que a bursite é responsável por apenas uma pequena parte do problema. Junto a ela, misturam-se outros problemas, como tendinites dos músculos abdutores (glúteos médio e mínimo), quadros dolorosos acometendo nervo e lesões do trato iliotibial proximal.

Causas principais de dores nos quadris >

O conhecimento apropriado dos causadores do problema é um passo importante para saber como tratar apropriadamente cada paciente. Algumas vezes, lançamos mão de exames de imagem, como a radiografia e a ressonância, para confirmar o diagnóstico e excluir outras possibilidades.

O tratamento varia caso a caso e costuma incluir correção das fraquezas e desequilíbrios musculares, medidas locais, medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia e ortotripsia. Hoje em dia indicamos bem menos as infiltrações do que era feito no passado, pois apesar de uma boa resposta inicial, pode seguir uma piora tardia do quadro, tornando-o mais crônico e difícil de tratar. Mais raro ainda é a indicação de tratamento cirúrgico, contudo, alguns pacientes podem sim necessitá-lo. Acima de tudo, gostaria de enfatizar que a chave do tratamento (e até mesmo da prevenção) está na resolução dos desequilíbrios e insuficiências musculares, mesmo quando se opta por associar outra forma de tratamento.

Exame da marcha e equilíbrio muscular dos membros inferiores >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

New Report

Close