Cuidados na recuperação da Artroplastia de Quadril

, Cuidados na recuperação da Artroplastia de Quadril, Ortopedista Especialista em Quadril de Brasília - DF

Cuidados na recuperação da artroplastia de quadril.

Alimentos recomendados

Nessa fase de recuperação são recomendados alimentos de fácil digestão e ricos em proteína para acelerar a cicatrização dos tecidos, como ovo e carnes, além de leite e seus derivados. 

Cuidados para não deslocar a prótese de quadril

Para evitar que a prótese de quadril saia do local é necessário:

  • Não cruzar as pernas;
  • Não dobrar a perna operada mais do que 90º;
  • Não girar a perna com a prótese para dentro ou para fora;
  • Não apoiar todo o peso do corpo na perna com a prótese;

Outros cuidados mais específicos

Além de seguir os passos citados acima, ainda é preciso ter cuidado para realizar as atividades do dia-a-dia. Veja abaixo como proceder.

  • Para entrar e sair da cama: a cama do paciente deve ser alta para facilitar a movimentação. Para sentar, ainda de pé, é preciso encostar a perna boa na cama e sentar levando primeiro a perna boa para o meio da cama e depois com ajuda das mãos, levar a perna operada, mantendo-a esticada. Já para levantar da cama, é mais fácil necessário sair pelo lado da perna operada, mantendo o joelho da perna operada sempre esticado. Ainda deitado deve esticar a perna operada para fora da cama e sentar na cama com a perna esticada para fora. Apoiar o peso na perna boa e levantar da cama segurando no andador. 
  • Sentar no vaso sanitário: como a maioria dos vasos sanitários são baixos e as pernas têm que ficar dobradas mais do que 90º, após colocação de prótese de quadril é necessário colocar um assento elevado para que a perna operada não fique dobrada mais que 90º. 
  • Entrar no carro: o paciente deve estar no banco do passageiro e precisa encostar o andador na porta do carro já aberta, colocar os braços firmes no painel e no banco, sentar suavemente e trazer a perna operada para dentro do carro
  • Tomar banho: para não fazer muita força na perna operada, pode-se colocar um banco de plástico que seja alto o suficiente para não ter que sentar completamente e nem ficar com a perna dobrada mais do que 90º.

Além disso, para facilitar a recuperação é super importante cuidar bem da cicatriz, e por isso o curativo deve ser mantido sempre limpo e seco. A retirada dos pontos é feita no hospital após 21 dias da artroplastia de quadril.

Instruções de pós-operatório de artroplastia total de quadril >
Agendar consulta com especialista >

TEM ALGUMA DÚVIDA? Então deixe uma pergunta nos comentários abaixo, que será respondida.

Quadril-Brasília
Quadril-Brasília

A Clínica Salus e Consolidação Ortopedia, Fisioterapia e Acupuntura em Brasília / DF atua principalmente no tratamento de lesões de cartilagem, buscando sua reparação e transplante; rupturas ligamentares articulares e sua reconstrução biológica e prevenção; tratamento da artrose, com medidas medicamentosas e artroplastias; tendinites e rompimento de tendões provocadas tanto por atividades esportivas, como por alterações degenerativas; fraturas e luxações em crianças e adultos, fraturas em idosos que apresentam ossos mais frágeis; e enfoque na reabilitação muscular e postural, através de protocolo exclusivo baseado na análise cinemática da marcha.

No Comments

Escreva uma Mensagem ou Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *