Quais as funções da patela

, Função da Patela, Ortopedista Especialista em Doenças da Patela - DF

A PATELA

Funções da Patela

Também conhecida como rótula, a patela é um pequeno osso na frente do joelho. Ela é responsável por conectar os músculos do quadril e da coxa com a perna. Além de proteger a região anterior da articulação do joelho, a patela tem a função de facilitar a extensão do joelho e aumentar o braço de alavanca do quadríceps, atuando como uma roldana e resultando em maior força no movimento de extensão.

A patela (ou rótula) é um dos 3 ossos que compõe uma complexa articulação do corpo humano que é joelho. A patela é um osso pequeno e triangular e se localiza na parte da frente do joelho. É dividida em duas partes: a base que é mais larga e fica na parte superior e o ápice – estrutura pontiaguda que compõe a parte inferior da patela. Se conecta a quase todas as estruturas articulares do joelho, e, portanto, recebe carga de diferentes estruturas, podendo ser prejudicada pelo excesso de cargas.

À medida que você dobra e estica seu joelho, sua patela desliza para cima e para baixo. A falta de alinhamento da patela resulta na perda de força para a realização do movimento, dificultando até mesmo a subida e a descida de pequenas rampas e escadas.

• Permitir o movimento de flexo-extensão;
• Conectar os músculos do quadril e da coxa com a perna; e
• Proteger as estruturas internas do joelho.

Por essa razão é muito importante o cuidado com a biomecânica e cartilagem da patela. Para isso, você deve manter os músculos que agem sobre ela equilibrados, fortalecidos e alongados para evitar problemas.

Condropatia ou condromalácia

A condromalácia ou condropatia patelar é uma alteração na cartilagem da patela por conta do atrito gerado no movimento e pode atingir esportistas profissionais, os atletas amadores e de final de semana ou mesmo quem trabalha fazendo muitos movimentos que sobrecarregam os membros inferiores.

Tratamentos

O tratamento costuma ser conservador, por meio de exercícios de fortalecimento e alongamento da musculatura da coxa e do quadril. Em alguns casos pode ser indicada a viscossuplementação com ácido hialurônico intra-articular. A necessidade de intervenção cirúrgica é muito rara.


Criação da página

Objetivo

Orientar sobre o tratamentos mais corretos para as afecções da patela, que em sua maioria não envolve cirurgia e sim reabilitação muscular e postural, tanto na fisioterapia como na academia, associado em algumas ocasiões com medicações.

Controle da condropatia patelar / condromalácia > Exame 3D do movimento > Saiba mais sobre os problemas na patela e como tratar >